SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau promove capacitação para integrantes das novas Cipas

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Olival Santos

 

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta segunda-feira (12), o curso preparatório para novos membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes  (Cipas). A iniciativa reuniu representantes de oito unidades de saúde estaduais e ocorreu no auditório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), em Maceió.

Segundo o gerente de Gestão e Valorização de Pessoas da Sesau, Robson Silva, o curso é importante para a segurança dos servidores, que se tornam preparados para observar e propor soluções de eventuais riscos para a saúde dos trabalhadores. “Os membros das Cipas atuam como parceiros importantes da gestão, apontando desafios e auxiliando na manutenção da segurança dos servidores”, explicou.

A coordenadora do setor de gestão de saúde e segurança do trabalho, Nayara Calheiros, detalhou que o curso terá duração de 40 horas, com término previsto para o dia 23 de abril. “Alguns órgãos, como o Hemoal, por exemplo, já possuem Cipas estabelecidas enquanto outros estão iniciando suas comissões. Com isso ganham os servidores e os gestores com mais bem estar para aqueles que fazem a saúde pública no Estado”, destacou.

Já o engenheiro de segurança do trabalho da Sesau, Wilson Souza, ressaltou que as comissões atuam ainda na conscientização dos servidores e funcionários sobre a importância da prevenção e condições de trabalho adequadas. “Trazer para os funcionários a consciência sobre a prevenção de acidentes e ações como o uso correto de EPIs [Equipamentos de Proteção Individuais] podem salvar vidas”, reforçou.

Participam do curso representantes do Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL), Ambulatório Noélia Lessa, Clínica Infantil Deisy Breda, Ambulatório 24 Horas João Fireman, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Maceió e Arapiraca e Hospital Ib Gatto Falcão.

relacionadas

CIB