SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sertanejos são beneficiados com consultas em ortopedia

Imprimir esta Notícia

 

 

Repórter: Marcel Vital

Repórter Fotográfico: Olival Santos

 

De Carneiros – Os moradores de Carneiros, no Médio Sertão de Alagoas, receberam, nesta terça-feira (13), o Dia D do Governo Presente, promovido pela gestão estadual. Durante a ação, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibilizou consultas especializadas em ortopedia e fonoaudiologia, com o objetivo de ajudar a reduzir a demanda reprimida existente no atendimento à população, colaborando para o diagnóstico das doenças e agravos relacionados às crianças menores de seis anos, bem como os adultos.

Maria José Galdino, de 24 anos, acompanhou a ação e os atendimentos das novas especialidades. Ela tirou o dia para cuidar da saúde e levar sua filha, a pequena Helena Santos da Paes, com apenas 18 dias de nascida, para realizar o teste da orelhinha, na triagem auditiva com as fonoaudiólogas da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

“Soube da ação através de um agente de saúde e vim rapidamente fazer o teste da orelhinha nela, porque não pude realizar logo após a alta hospitalar. Estou feliz por agora ter os atendimentos aqui próximos da minha casa. Foi tudo uma maravilha e os profissionais foram excelentes e muito atenciosos”, elogiou.

Já o agricultor Vanildo Vieira, 78 anos, estava sentido fortes dores no corpo, principalmente na coluna e nas articulações dos dedos das mãos. Ele aproveitou que ação estava acontecendo na rua onde mora para procurar pelo ortopedista. Há 38 anos, o senhor tímido, com corpo franzo e barba clara, não tem o braço direito, em função de um acidente com uma máquina forrageira, usada para fazer ração de gado.

Por conta deste fato, as dores o incomodam bastante, além do fato de que o cansam muito mais rápido do que de costume. Contudo, ele não deixa de realizar, todos os dias, as atividades na fazenda. “É muito importante para as pessoas que não podem ir ao médico, como eu, terem essa única oportunidade na vida”, disse ele que, após a consulta, recebeu prescrição médica e indicação de sessões de fisioterapia, para atuar na regeneração e reabilitação dos movimentos.

Segundo o superintende de Atenção à Saúde da Sesau, José Medeiros, que representou o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, o Dia D do Governo Presente é uma forma de ampliar, ainda mais, os serviços que a Sesau oferece à população alagoana, principalmente aqueles que moram no interior do Estado.

“Tudo isso, graças a nossa equipe de profissionais que se esforça para prestar apoio ao povo sertanejo. Durante três dias, estaremos em um local diferente, realizando muitos atendimentos e isso é estar presente e promover a qualidade de vida da população”, afirmou.

Além das consultas médicas, a população carneirense contou, ainda, com exames especializados, medição da glicemia e testes rápidos de hepatites virais, HIV e sífilis. O procedimento levou em torno de 30 a 40 minutos, incluindo-se o tempo de aconselhamento, que acompanhou a entrega do resultado.

Também foram entregues panfletos educativos sobre a sífilis e preservativos masculinos e femininos. Durante toda a ação, um totem com protetor solar esteve disponível para os moradores não descuidarem da pele.

Proteção – A população teve acesso a vacinas de hepatite A e B, dT, dTpa, pneumocócica, varicela, influenza, rotavírus, doença meningocócica, penta valente, VIP, VOLP, tetra e tríplice viral. Eles foram orientados, ainda, sobre como evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Por meio de um insetário, a equipe da Sesau mostrou toda a evolução do vetor, desde o ovo, larva até a pulpa. Além disso, os moradores receberam soluções de hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como água sanitária, para purificar a água para consumo e uso humano, visando reduzir as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias causadores de diarreia, hepatite A, cólera e rotavírus.

Bem-Estar – Na Arena Bem-Estar, os moradores tiveram acesso a massagens, ginástica laboral e funcional, bem como a kits lanches com supervisão de um nutricionista. E para quem quis mexer o esqueleto, a aula de zumba conseguiu deixar a tarde ainda mais alegre e divertida, permitindo que a autoestima dos praticantes ficasse lá no alto.

A coordenadora do Dia D do Governo Presente na Sesau, Svetlana Barros, ressaltou que essas ações de saúde significam muito para a população de Alagoas, principalmente as que residem no interior. Isso porque, estas ações trazem maior comodidade aos moradores que, de outra forma, teriam que se deslocar aos Centros de Referência mais próximos de suas casas em busca de atendimento.

“A saúde é a maior preocupação da população alagoana. Por isso, trouxemos o Dia D do Governo Presente para o município de Carneiros, visando aumentar a acessibilidade e dar maior rapidez no atendimento das consultas e, posteriormente, o encaminhamento ao tratamento”, destacou.  

Saúde bucal – A criançada também não ficou de fora das ações. Eles aprenderam sobre a importância da saúde bucal de uma forma bem divertida. Por meio de orientações lúdicas, a garotada aprendeu a maneira correta de escovar os dentes, além da importância da higienização bucal para a saúde.

“Trabalhamos com as crianças a educação, saúde bucal, promoção e prevenção de doenças e escovação orientada. Tudo isso de uma forma muito lúdica, para que eles possam aprender a escovação e todo esse conceito de saúde bucal de uma forma diferente”, disse Carlos Conde, assessor técnico de Saúde Bucal da Sesau.

Durante as apresentações, os alunos das escolas do município de Carneiros receberam kits de higienização bucal, contendo escova de dente e creme dental. Vanderson Lucas Abrel, de sete anos, ficou encantado com as orientações, e garante que aprendeu. “Eles me ensinaram a escovar do jeito certo”, disse a criança.

relacionadas

CIB