SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Pediatras de Arapiraca são treinados sobre protocolo da zika

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

 

Para capacitar médicos pediatras da cidade de Arapiraca sobre os novos protocolos de assistência em casos de zika congênita, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) promoveu, nesta terça-feira (13), no auditório do Centro de Informação Estratégica em Vigilância em Saúde (Cievs), no bairro Jaraguá, em Maceió, um treinamento com sete profissionais nessa especialidade.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Mardjane Lemos, a capacitação envolveu teoria e prática. “Após a apresentação teórica, os profissionais puderam observar casos reais com a parceria do Hospital Escola Hélvio Auto”, explicou.  

A superintendente ressaltou que a infecção pelo vírus da zika pode acontecer em qualquer classe social e deve ser encarada como um sério desafio às redes de assistência à saúde. “Apenas com conhecimento e trabalho árduo, as equipes de saúde e gestores públicos conseguirão auxiliar os portadores e prevenir novas ocorrências”, destacou.

Mardjane Lemos ressaltou que, por meio das mudanças no protocolo, os bebês de gestantes que foram infectadas pelo vírus, serão acompanhados até o terceiro ano de vida. “Existem problemas relacionados à infecção que vão além da microcefalia e que precisam ser observados por mais tempo”, reforçou a superintendente.

relacionadas

CIB