SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Samu reúne mais de 60 enfermeiros em seminário

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

 

Em alusão ao dia do enfermeiro, comemorado no sábado (12) de maio, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas reuniu profissionais da área de enfermagem no I Seminário Alagoano de Urgência e Emergência em Enfermagem. O evento aconteceu nesta segunda-feira (14), no mezanino da livraria Leitura, no Parque Shopping Maceió, no bairro de Cruz das Almas.

Participaram do seminário 64 socorristas do Samu Alagoas, entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, para discutir assuntos como: Atualizações do Suporte Básico de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar (APH); A atuação do profissional de enfermagem no APH: O olhar da ABEN, COREN e SINEAL; e Noções básicas sobre afogamento.

Para Paulo Teixeira, secretário executivo de ações de saúde da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), esse evento veio para ressaltar a importância que é dada pelo Samu para os seus profissionais de enfermagem. “Tanto as enfermeiras como as técnicas de enfermagem são peças fundamentais dentro do atendimento de urgência e emergência, ainda mais quando falamos sobre o atendimento pré-hospitalar, e não podemos fazer nenhuma ação na área de saúde onde a enfermagem não seja prioridade”, destacou o secretário executivo.

De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, são esses profissionais que fazem o Samu funcionar e estão presentes em todas os atendimentos feitos para a população. “Seja nas Unidades de Suporte Básico, tripuladas por um condutor socorrista e por um técnico de enfermagem, ou nas Unidades de Suporte Avançado, onde a presença do enfermeiro é indispensável. Isso mostra a importância que dessa categoria tem para o Samu Alagoas, e por isso pensamos nesse seminário, onde foram discutidas as prioridades na enfermagem e sempre visando aperfeiçoar ainda mais os serviços desenvolvidos pelo Samu”, destacou o supervisor.

Ainda durante o evento os profissionais puderam debater sobre o controle de infecção no Atendimento Pré-Hospitalar e a segurança do paciente e a realidade do serviço pré-hospitalar. Beatriz Santana, coordenadora de enfermagem do Samu Maceió, parabenizou a todos os participantes pelo dia do enfermeiro e destacou o valor que cada um possui dentro do serviço. “O profissional da enfermagem está sempre acolhendo, cuidando das pessoas nos momentos em que elas mais precisam. Esse seminário é um momento onde iremos ampliar nossos conhecimentos, agregando valor e trocando experiências”, disse.

Entre os profissionais presentes estava Bárbara Camelo, enfermeira e coordenador da base descentralizada do Samu de São Miguel dos Campos. “Estou há um ano no Samu e um evento como esse mostra para nós profissionais da enfermagem que estamos sendo valorizados e que a gestão está preocupada em sempre buscar capacitar ao máximos os socorristas e manter o nível de excelência do Samu no nosso Estado”, exaltou.

 

relacionadas

CIB