SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Técnicos do HGE são treinados em coleta de material para análises microbiológicas

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Neide Brandão

Repórter Fotográfica: Neide Brandão

 

O Hospital Geral do Estado (HGE) concluiu o treinamento técnico referente à coleta de amostras para análises microbiológicas. Realizado pelo Serviço de Controle de Infecção Hospital (SCIH) da unidade, a capacitação foi dividida em dois dias, visando abordar o maior número de profissionais plantonistas.

Maria das Mercês Pereira, coordenadora do serviço, contou que o treinamento valoriza a melhoria da qualidade da assistência. “Com as culturas colhidas de modo adequado, os resultados também serão de melhor qualidade e facilitarão a escolha dos antimicrobianos para serem usados de forma racional, evitando, assim, resistência bacteriana e promovendo a cura dos pacientes portadores de infecções”, salientou.

A microbiologista e farmacêutica, Geone Pimentel, responsável pelo treinamento dos profissionais, destacou que, dentro das coletas de amostras microbiológicas todo servidor envolvido, é necessário ter o cuidado com o uso das técnicas assépticas.

“Para coletar as amostras, o uso dos EPIs [Equipamentos de Proteção Individuais] adequados, de luvas estéreis, entre outros equipamentos de proteção, é essencial. Isso garante que não haverá contaminação e conseguimos isolar o patógeno certo, visando tratar adequadamente o paciente, que ganha em sobrevida. Por fim, o hospital terá rotatividade, que muito interessa no ambiente hospitalar”, resumiu.

relacionadas

CIB