SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Modalidade de ensino à distância é instituída na Sesau

Imprimir esta Notícia
 
 
 
Repórter: Marcel Vital
Repórter Fotográfico: Carla Cleto

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) institucionalizou a modalidade de Educação a Distância (EaD) por intermédio da Portaria n° 1.642, assinada em 16 de maio deste ano e publicada do Diário Oficial do Estado (DOE) de terça-feira (22), com o objetivo de qualificar os seus servidores, contribuindo com o aperfeiçoamento profissional.

No lançamento da plataforma, intitulada educ@Sesau (Moodle), serão ofertados no primeiro momento, dois cursos: Formação de Apoiador da Politica Nacional de Humanização do SUS em Alagoas e Preceptoria no Sistema Único de Saúde (SUS), elaborados pelo Núcleo de EaD, da Gestão de Desenvolvimento da Educação em Saúde (GDES)/Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEREVP).

A proposta da educ@sesau é ofertar cursos de forma sistemática a partir da demanda/necessidade dos trabalhadores, do serviço e da gestão, considerando público alvo previamente estabelecido. A plataforma institucional é direcionada aos trabalhadores da Sesau; e às áreas técnicas e administrativas poderão apresentar projetos ao Núcleo de EaD, visando efetivar capacitações nesta modalidade.

Os cursos fomentados na modalidade EaD, segundo Milene Mendes, respeitarão a legislação de direitos autorais. Em geral, terão carga horária de 40 horas, visando facilitar o acesso às ações educativas e a progressão dos trabalhadores. Justificando a mesma, que o trabalhador da saúde, na maioria das vezes, sente dificuldade para se ausentar dos seus locais de trabalho, em decorrência de suas atividades diárias. Contudo, na EaD, eles podem determinar o tempo para realização das suas atividades de estudo, dentre as quais, a possibilidade de compatibilizar o horário de estudo com o trabalho.

 

relacionadas

CIB