NO DIA DE LUTA CONTRA O TABACO, FUMANTES SÃO CONVIDADOS À ABSTINÊNCIA TOTAL

No Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco, nesta quinta-feira (31), os fumantes são convidados para um dia inteiro de abstinência total de uso do cigarro ou qualquer outra forma do vício do tabagismo. O alerta em todos os países do mundo tem por finalidade mostrar à população os perigos do tabaco para os benefícios de uma sociedade livre de cigarro. Instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987, o dia de luta contra o cigarro, no Brasil, é organizado pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão ligado ao Ministério da Saúde. As estatísticas mais recentes da OMS revelam que, por ano, morrem aproximadamente 5,4 milhões de pessoas por doenças relacionadas com o tabagismo. Em Maceió, o alerta sobre o cigarro foi dado pela Secretaria de Estado da Saúde por meio da distribuição de material educativo e uma exposição no Calçadão do Comércio, na terça-feira (29). Além do câncer de pulmão e garganta (os mais comuns), o tabaco ainda pode causar outros males desagradáveis, como a queda de cabelo, impotência sexual, dentes e unhas amareladas, dificuldades respiratórias e redução da expectativa de vida.

Redação: Fabiano Di Pace/Raimundo Gomes

Em 30-5-18