SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau é capacitada no novo módulo do Sistema Siops

Imprimir esta Notícia

 

O Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento, promoveu, nos dias 29 e 30 de maio, a capacitação da 3ª turma do Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde (Siops). A capacitação ocorreu em Brasília (DF) e teve por objetivo habilitar usuários quanto à utilização do sistema.

A capacitação é de grande relevância tendo em vista que o sistema passou por uma reformulação em sua versão, a qual já foi disponibilizada pelo Ministério da Saúde somente para preenchimento dos entes, ainda não encontrando-se disponível para transmissão. A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau) encaminhou Rafaela Fusinato, superintendente de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade e Coordenadora do Comitê Executivo do Núcleo de Apoio Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde do Estado de Alagoas – Neosiops /AL) como representante da Secretaria.

O Siops é um sistema informatizado operacionalizado pelo Ministério da Saúde, instituído para coleta, recuperação, processamento, armazenamento, organização e disponibilização de informações referentes às receitas totais e às despesas com saúde. Possibilita o acompanhamento e monitoramento da aplicação de recursos em saúde no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, sendo um importante instrumento de planejamento, gestão e controle social do Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados declarados pelos entes federados são coletados, armazenados e processados em único banco de dados, gerando informações sobre receitas totais e despesas com ações e serviços públicos de saúde das três esferas de governo.

O sistema tem como principal objetivo ser a ferramenta de monitoramento da aplicação mínima em saúde. Trata-se de mecanismo fundamental para as atividades de regulação e avaliação da contrapartida municipal, estadual e federal, no tocante a aplicação de recursos em saúde. Ademais, os dados gerados no Siops constituem, também, insumos para o planejamento e gestão, para elaboração, execução e para o acompanhamento dos Planos de Saúde.

relacionadas

CIB