Sesau homenageia profissionais de RH pela passagem do seu dia

A Gestão de Pessoas representa a maneira como as organizações visualizam seus colaboradores, saindo da visão de que os mesmos são passivamente administrados para uma contextualização em que os trabalhadores são percebidos como seres inteligentes, proativos e capazes de compartilharem a administração dos diversos recursos organizacionais.

A Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (GTES) é a denominação especifica para área de Gestão de Pessoas/Recursos Humanos no Sistema Único de Saúde (SUS). A área de GTES na Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vem passando por modificações ao longo dos últimos anos. A lei nº. 6.311, de 30 de abril de 2002, instituiu a Coordenadoria de Gestão Estratégica de Recursos Humanos (COGERH), já a Lei Delegada n°. 43 de 28 de junho de 2007, criou a Coordenadoria Setorial de Gestão de Pessoas (COSEGEP), que em 2011, com a Lei Delegada n. 44 de 08 de abril de 2011, passou a ser chamada de Coordenadoria Setorial de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (CSGDP). Atualmente,  com o advento da  Lei Delegada n. 47 de 10 de agosto de 2015,  passou a ser a  Gerência Executiva  de Valorização de Pessoas (GEVP).

A GEVP se alicerça na estrutura organizacional da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde (MS), funcionando a partir das seguintes ferramentas: Política Nacional de Humanização, Estágio, Avaliação de Desempenho dos Servidores, Qualificação dos Servidores, Política Nacional de Educação Permanente em Saúde, Administração da Folha de Pagamento, Planos de Cargos e Carreiras, Direitos e Deveres dos Servidores, Mesa de Negociação Permanente no SUS, Dimensionamento da Força de Trabalho, Saúde e Segurança do Servidor, Planejamento, Provimento e lotação de Pessoas, Assessoria aos Municípios, dentre outras.

Ademais, a GEVP é referência para a GTES nas unidades vinculadas a Sesau e reconhece que trabalhar com PESSOAS é uma tarefa complexa, porém gratificante, pois são os servidores que dão sentido a todo e qualquer serviço de saúde. Robson José da Silva, Gerente da GEVP, destaca que superando desafios diários, os profissionais de GTES têm papel fundamental na Sesau, pois suas ações refletem diretamente no atendimento prestado à população. E para dar conta de tudo isso é preciso esforço, dedicação e muito AMOR ao que se faz.

“Por isso, pela passagem do seu dia (03/06), parabenizamos a todos os profissionais que fizeram e que fazem a GTES da GEVP, Hospital Geral do Estado (HGE), Supervisão de Atendimento Móvel de Urgência (Samu, Regional Maceió e Arapiraca), Núcleo Ambulatoriais de 24 horas (João Fireman, Denilma Bulhões, Assis Chateaubriand, Noelia Lessa e Dom Miguel Finelon Cãmara, Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), Laboratório Central (Lacen), Hospital de Emergência Dr. Daniel Houly (HEDH), Clínica Infantil Daisy Brêda, Hospital Ib Gatto Falcão e Unidades Mistas (Agua Branca, Piranhas e Delmiro Gouveia).