SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Secretaria de Saúde orienta sobre o calendário vacinal infantil

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

 

A vacinação é uma das principais ferramentas para assegurar a saúde e bem estar de todos. E para informar a população sobre sua importância, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) orienta sobre a necessidade de manter o calendário vacinal atualizado.

A assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, lembrou que as vacinas são garantidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), configurando-se um direito de todos. “As vacinas são gratuitas e protegem crianças e adultos de doenças graves como poliomielite, sarampo e meningite”, reforçou.

A assessora destacou que existem 882 postos de vacinação preparados continuamente para atender à demanda da população. “Existe um equívoco comum entre as pessoas, acreditando que as vacinas só podem ser tomadas em épocas de campanha. Elas podem – e devem – ser ministradas em qualquer época”, explicou.

A assessora ressaltou que a vacina contra a influenza é a única exclusiva de períodos de campanha. “A imunização contra a influenza obedece a calendários específicos e atende a grupos distintos da população, a exemplo de crianças até cinco anos, profissionais da saúde, idosos, entre outros”, salientou.

Cartão de vacinação – Um cuidado importante que deve ser observado por todos é com relação ao cartão de vacinação. “O cartão é distribuído nos postos de vacinação, que devem emiti-lo ou atualizá-lo por ocasião da administração de qualquer vacina”, destacou Denise Castro, lembrando ainda que ele deve ser guardado junto com os demais documentos de identificação pessoal.

 “O cartão registra o histórico de imunização de cada indivíduo e é essencial para assegurar segurança e saúde de todos, especialmente às crianças e adolescentes”, concluiu.

relacionadas

CIB