Secretaria de Estado da Saúde realiza V edição da Sipat

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Olival Santos

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) iniciou, nesta terça-feira (16), a V edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). A cerimônia de abertura foi realizada no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e é voltado para servidores públicos estaduais, especialmente membros das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) dos órgãos ligados à pasta.

Segundo o engenheiro de Segurança do Trabalho da Sesau e um dos responsáveis pelo evento, João de Jesus, a Sipat deste ano tem como enfoque a prevenção de acidentes e condições de trabalho nas unidades de saúde.

“Os servidores estão cada vez mais conscientes sobre o seu papel na segurança e cada vez mais unidades organizam suas Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipa) e com isso avançam na proteção dos trabalhadores”, explicou João.

João reforçou que a semana representa um momento único, em que os servidores e gestores podem expor os desafios de cada área e, através de colaboração, buscarem soluções.

O evento contou com a participação de representantes do Hospital Geral do Estado, Samu, Unidade de Emergência do Agreste, Ambulatórios 24 Horas Noélia Lessa e Clínica Daisy Breda, Hemoal e Lacen.

“São cerca de 160 profissionais que irão assistir palestras sobre a importância do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, desafios e conquistas da segurança do trabalhador”, explicou.

A Sipat também acontece nas unidades de saúde onde temas ligados à segurança dos trabalhadores são apresentados. “A V Sipat se estabelece como parte da cultura organizacional do Estado e tem como finalidade contribuir para a evolução das condições de trabalho e segurança dos servidores e de todos que dependem da assistência”, concluiu João de Jesus.