SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Fiscalização de carros pipa assegura água potável

Imprimir esta Notícia

 

 

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Olival Santos

 

A Vigilância Sanitária Estadual atua continuamente para assegurar a segurança e bem estar dos alagoanos quanto ao consumo da água potável. Para isso, os técnicos do órgão inspecionam em média 70 tanques de carros pipa por mês, visando assegurar o consumo seguro desse elemento vital para a vida.

Segundo o gerente da Vigilância Sanitária Estadual, Paulo Bezerra, a inspeção compreende três fatores. “É analisada a documentação do veículo, além de ser feita a inspeção externa e interna, onde o inspetor entra no tanque para assegurar que ele esteja de acordo com as normas de segurança definidas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]”, explicou.

Paulo Bezerra destacou que o trabalho dos técnicos assegura que os tanques, que devem ser de aço inoxidável, não contaminem a água. “A inspeção feita pela Vigilância Sanitária Estadual também evita o transporte de água contaminada para comunidades que precisam do precioso liquido durante os períodos de seca, como o vivenciado atualmente”, salientou.

O inspetor sanitário Misael Lobo ressaltou que o problema mais comum detectado nos carros é a ferrugem. “Com a inspeção, impedimos que a população consuma água inadequada, que pode causar graves problemas de saúde e, inclusive, óbito”, reforçou.

relacionadas

CIB