SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Adultos devem atualizar calendário vacinal, orienta Sesau

Imprimir esta Notícia
 
 
 
Repórter: Fabiano Di Pace
Repórter Fotográfica: Carla Cleto
 

Apesar da forte mobilização para imunizar crianças e adolescentes, os adultos também devem ficar atentos e atualizar o calendário vacinal, segundo recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). Doenças como a influenza registraram aumento no número de casos este ano, mesmo podendo ser evitadas por meio da vacina contra a gripe.

De acordo com a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, os adultos precisam tomar vacinas como a dT, que protege contra difteria e tétano e que deve ser reforçada a cada dez anos, em qualquer idade. “É um cuidado importante, que pode evitar problemas graves”, reforçou a assessora.

Outra vacina que deve ser tomada por pessoas até 49 anos é a tríplice viral – que protege contra sarampo, rubéola e caxumba – e a hepatite B, administrada em qualquer idade. “Um cuidado importante é a vacina contra febre amarela, que deve ser ministrada em pessoas que irão se deslocar para regiões endêmicas à doença”, reforçou.

Cartão de Vacinação – A assessora do PNI em Alagoas lembrou, ainda, que o cartão de vacinação é um documento importante que deve ser guardado com cuidado e levado aos postos de saúde. “O cartão registra o seu histórico de imunização e é uma ferramenta imprescindível para assegurar a saúde e bem-estar de todos”, destacou Denise Castro.

relacionadas

CIB