Alagoas investe R$ 200 milhões na melhoria da saúde

Repórter: Marcel Vital

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

O Governo Renan Filho está investindo, com recursos próprios, R$ 200 milhões na melhoria da assistência à saúde dos alagoanos. Os números foram apresentados nesta terça-feira (6) na reunião do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, com representantes do Ministério da Saúde (MS) e do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems/AL). Participaram do encontro, também, técnicos da pasta para discutir o processo de Planejamento Regional Integrado (PRI). A reunião aconteceu na sala do gabinete do gestor, em Jaraguá.

Durante o encontro, foram mostrados os investimentos que o Estado tem realizado no âmbito regional, a exemplo do Hospital Regional da Zona da Mata, em União dos Palmares, do Regional do Norte, em Porto Calvo, e do Alto Sertão, em Delmiro Gouveia, além do que está sendo investido na capital, como a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a aquisição de 130 novas ambulâncias de transporte sanitário, bem como, a construção do Hospital da Mulher, no Poço, e do Metropolitano, no Tabuleiro do Martins, com previsão para serem entregues no ano que vem.

Christian Teixeira disse que o encontro é sempre positivo, uma vez que serve para mostrar que o Governo tem trabalhado em todas as frentes na área da saúde de Alagoas. “Nós estamos assistindo Brasil afora, notícias de fechamentos de unidades hospitalares e de atrasos dos salários dos servidores. Contudo, aqui em Alagoas andamos na contramão do que tem acontecido nacionalmente, porque trabalhamos – e continuaremos assim – para construir novas unidades hospitalares, sem deixar de investir nas que já existem, para que o cidadão alagoano tenha a certeza de que os recursos dos seus impostos estão sendo revertidos em serviços públicos de melhor qualidade”, afirmou.

Ainda durante a reunião, ficou acordado com o MS que, ainda esta semana, a equipe estará publicando uma Portaria com o Grupo Condutor do PRI – formado pela Sesau, Cosems e pelo Núcleo Estadual do MS (NEMS) –, onde iniciará os trabalhos de forma imediata do PRI. Isso porque, de acordo o secretário de Estado da Saúde, o resultado do planejamento será a construção de dois grandes planos para cada uma das macrorregiões de saúde do Estado.