Sesau lança campanha publicitária de combate ao Aedes aegypti

Repórter: Marcel Vital

Imagens: Sotaque Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lança nesta segunda-feira (26) a campanha publicitária voltada ao público infantil de combate ao Aedes aegypti. O objetivo é mobilizar os pequenos sobre a importância de intensificar, neste período que antecede o verão, as ações de prevenção contra o mosquito, que transmite a dengue, o vírus zika e a chikungunya. De forma lúdica, a “Turma do bairro em: todos contra o mosquito” vai ensinar que a união de todos é a melhor forma de derrotar o mosquito, e que a vigilância deve ser constante.

Por meio da brincadeira “Seu Rei Mandou Dizer”, a mensagem transmitida para a criançada será de fácil compreensão, onde ela vai ser estimulada a ter um aprendizado baseado na sua curiosidade e criatividade, ampliando, dessa forma, seus horizontes. Assim, ao longo do vídeo, ela vai aprender a como evitar a água parada, eliminando os potenciais focos do Aedes, como, por exemplo, manter os tonéis e as caixas d’água todas cobertas e os copos descartáveis longe das ruas, impedindo o acesso do mosquito à agua e, consequentemente, sua proliferação.

A infectologista e superintendente de Vigilância em Saúde da Sesau, Mardjane Lemos, salientou que a disseminação da informação, principalmente entre as crianças, é fundamental, uma vez que se cria uma cultura de prevenção que será perpetuada, formando, assim, cidadãos conscientes e que se preocupam, desde cedo, com o bem-estar da população.

“Estamos fazendo um trabalho educativo com o público infantil para a prevenção e o combate ao Aedes aegypti. O importante para nós é que, através dessa campanha, as crianças passem a ser multiplicadoras de conteúdo, e todos nós sabemos que uma criança bem instruída faz com que os pais, amigos e a comunidade também sejam conscientes. Através do lúdico, as crianças têm a oportunidade de recriar e repensar, favorecendo, sua autoestima”, destacou.

A campanha será veiculada em rádios, filmes para TV, trailers dos cinemas da capital e nos outbus. As peças publicitárias também poderão ser vistas nas redes sociais da Sesau.

Dados – Conforme dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS), de janeiro a outubro de 2018, Alagoas registrou 1.718 casos confirmados de dengue, 150 de chikungunya e 119 de zika. No mesmo período do ano passado, foram 2.557 casos de dengue, 436 de chikungunya e 181 de zika.

O supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio, acrescentou que, a partir desta segunda-feira (26), até a sexta-feira (30), será realizada uma Semana Integrada de Combate ao Aedes aegypti. A ação irá contar com a participação de diversos órgãos públicos, a exemplo das Secretárias Estaduais de Educação; Assistência Social e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, além das Secretarias Municipais de Saúde.

“Serão realizadas ações de educação integradas ao Programa Saúde na Escola. Também iremos reforçar as atividades rotineiras de conscientização, identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito”, reforçou o supervisor de Endemias da Sesau, Paulo Protásio.