SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

HGE recebe homenagem pelo seu importante serviço prestado aos alagoanos

Imprimir esta Notícia

Repórter: Thallysson Alves

Repórter Fotográfico: Olival Santos

O Hospital Geral do Estado (HGE) foi homenageado nesta quinta-feira (29) pelo Conselho Estadual de Saúde de Alagoas (CES-AL), por seu importante serviço de qualidade prestado aos alagoanos. A solenidade aconteceu no auditório do Centro Universitário Maurício de Nassau, bairro Farol, em Maceió, durante o Dia D da Saúde, alusivo aos 25 anos de atuação do Conselho e 30 anos de criação do Sistema Único de Saúde (SUS).

A gerente do HGE, Marta Mesquita, recebeu as homenagens com emoção. Ela destacou que os verdadeiros homenageados são os servidores que estão no hospital desde a junção das unidades Dr. José Carneiro (HEJC) e a Dr. Armando Lages (UE). “Para mim é um orgulho estar como gestora do maior hospital público de Alagoas, pois é no HGE onde o SUS verdadeiramente se fortalece, sendo um hospital de todos, para todos, dia e noite”, declarou.

O presidente do CES-AL, Jesonias de Silva, enfatiza que cerca 95% da população brasileira é usuária do SUS. Dessa forma, ele acredita que é de fundamental importância que a sociedade defenda o correto funcionamento desse benefício, com fomento de novas lideranças que possam levar a mais pessoas compreensão e defesa sobre a continuação do Sistema.

“O Conselho foi legalmente criado e reestruturado em diversas oportunidades, sempre no objetivo de torná-lo cada vez mais democrático e representativo. Nesse período de existência, temos nos empenhado pela qualidade da saúde pública, exercendo seu papel de instrumento de efetivação do controle social, dando voz a gestores, prestadores, trabalhadores e, principalmente, usuários do SUS”, pontuou Jesonias de Silva.

A programação teve início na última segunda-feira, mas as homenagens foram concedidas nessa quinta-feira. O secretário Executivo de Ações de Saúde, Paulo Teixeira, compôs a mesa de abertura, junto a representantes de universidades públicas e Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE-AL). Os homenageados foram: os médicos Emílio Silva, José Wanderley Neto, Macdowell Fortes, Amália Amorim, Jacy Quintela, Álvaro Machado, Julio Bandeira e Valmir de Melo Gomes; a ondontóloga Kátia Born; os ex-presidentes do Conselho, Daniel Houly, Benedito Alexandre e Wilton da Silva; o atual presidente do CES-AL, Jesonias da Silva; o sanitarista Joelington Medeiros; o líder comunitário Antônio Sabino dos Santos; o deputado federal Ronaldo Lessa; a promotora Micheline Tenório; a Comissão Pastoral da Criança; e a Maternidade Escola Santa Mônica.

“Cada um deles contribuíram com a minha formação enquanto médica. Parabenizo o Conselho Estadual de Saúde pelos seus 25 anos de atuação, de vitórias. Agradeço a todos pelo acolhimento que é dado a uma simples técnica de saúde, pois sempre sou bem tratada, com respeito, por todos”, concluiu a gerente do HGE.

relacionadas

CIB