SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Samu recebe premiação de Honra ao Mérito em congresso de Pernambuco

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: João Victor Barroso

Fotos: Arquivo Pessoal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas apresentou três trabalhos no I Congresso Multiprofissional em Urgência e Emergência de Pernambuco (COMUEPE) no mês de novembro deste ano, na cidade de Tamandaré, litoral sul de pernambucano.  E o trabalho, Atendimento Pré-Hospitalar para acadêmicos: O serviço formando para SUS, foi premiado com um certificado de honra ao mérito pela organização do evento.

O trabalho teve autoria de Elaine Kristhine Rocha Monteiro, Beatriz Santana de Souza Lima, enfermeiras socorristas do Samu Maceió, do acadêmico de enfermagem do Centro Universitário Cesmac Levy Cesar Silva de Almeida, e as professoras do Cesmac Alessandra Nascimento Pontes e Thycia Maria Gama Cerqueira.

As outras duas apresentações tiveram como tema, o Controle de infecção pré-hospitalar no Samu Maceió: Contando uma história e o Perfil do Atendimento do Samu no Estado de Alagoas durante Janeiro a Novembro de 2017, e além de Elaine Monteiro e Beatriz Santana, também contaram com a autoria de Juliana Soares Tenório Miranda Felipu, enfermeira socorrista do Samu Maceió.

De acordo com Beatriz Santana, coordenadora de enfermagem do Samu Maceió, o trabalho premiado surgiu das vivências dos alunos do nono período de enfermagem do Centro Universitário Cesmac que participam do projeto de extensão Suporte Básica de Vida nas comunidades no curso de APH Básico no SAMU Maceió que é parceiro do projeto.

“O curso ocorreu no mês de agosto para preparação dos alunos para participar no projeto. Foram três dias de imersão e vivência na assistência. Essa parceria é fundamental para inserir o aluno na área de urgência e emergência”.

“Participar desse evento , apresentando três trabalhos foi uma oportunidade de aperfeiçoamento e aprendizado profissional, e mostrar para o público participante as ações que estão sendo desenvolvidas pela atual gestão do Samu, sempre buscando a melhoria do serviço para a população alagoana”, destacou a coordenadora.

Além da premiação de honra ao mérito, os três trabalhos serão publicados em anais do I COMUEPE.

relacionadas

CIB