SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Samu inicia comemorações pelos 15 anos neste domingo (9)

Imprimir esta Notícia

 

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas vai completar 15 anos no dia 16 deste mês. E para iniciar as comemorações, será realizada neste domingo (9), às 8h, na rua fechada da Ponta Verde, em Maceió, a VIII edição do Projeto Conheça o Samu.

Durante toda amanhã, socorristas do Samu irão passar noções de primeiros socorros, realizar testes rápidos de HIV e administrar vacinas contra hepatite B, difteria e tétano. No estande, a população também terá acesso a teste de glicemia e aferição da pressão arterial.

De acordo com o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu Maceió, o projeto já passou pelas cidades de União dos Palmares, Arapiraca e Murici, levando informação sobre o Samu para 2.065 alagoanos.

“Além de levar ações de saúde para prevenir doenças, nós conseguimos mostrar o ser humano que está por trás das sirenes e como é desenvolvido o trabalho dos socorristas. Também iremos alertar sobre os prejuízos dos trotes, que têm reduzido, mas, que ainda prejudica os serviços do Samu e, principalmente necessita dos serviços”, ressaltou o supervisor.

Exposição – Para aproximar ainda mais as pessoas dos serviços do Samu, o evento contará com exposição de ambulâncias e do helicóptero do Samu Aeromédico. O objetivo é possibilitar que a população conheça como é o interior das viaturas que prestam atendimento aos alagoanos.

As atividades do Conheça o Samu também irão acontecer na segunda-feira (10). Desata vez, os serviços serão disponibilizados no Calçadão do Centro de Maceió, entre as ruas do Comércio e do Livramento, a partir das 9h.

Programação extensa – Mas as festividades dos 15 anos de atuação do Samu não param por aí. Os socorristas que foram capacitados e treinados nos Cursos de Atendimento Pré-Hospitalar Básico e Avançado, participarão de uma formatura com a entrega de diplomas na terça-feira (11), às 19h, no auditório  do Centro Universitário Tiradentes (Unit), no bairro Cruz das Almas, em Maceió.

Na ocasião também estarão reunidos os ex-gestores do Samu Maceió, que serão homenageados e participarão de uma mesa redonda. E para finalizar as comemorações, será realizada a III edição do Concurso de Redações do Projeto de Extensão Samu nas Escolas, reunindo os melhores textos produzidos pelos alunos que participaram das ações.

Os participantes irão receber uma medalha e a melhor redação será premiada com um tablet. O evento acontece na quinta-feira (13), no auditório do Samu Maceió, no bairro Farol, às 8h30.

relacionadas

CIB