SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau promove oficina sobre implantação de Ouvidorias SUS

Imprimir esta Notícia

 

 

Repórter: Fabiano Di Pace

 

Representantes das cidades alagoanas participaram, nesta sexta-feira (21), de uma oficina de capacitação em Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa foi promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e aconteceu no auditório do Sindicato dos Médicos de Alagoas (Sinmed/AL), no bairro Trapiche, em Maceió.

A oficina teve como meta auxiliar os municípios na criação de Ouvidorias SUS, além de ampliar os serviços já implantados. “A gestão estadual oferece apoio para a criação das Ouvidorias SUS, pois entende sua importância para a evolução da assistência”, destacou a ouvidora da Sesau, Janailma Azevedo.

Programação – O evento teve início a partir das 8h30, com o credenciamento dos participantes. Na sequência a ouvidora do SUS no Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Verônica Santos, falou sobre a experiência da unidade, seguida de uma palestra sobre a ouvidoria no contexto hospitalar, ministrada por Roxane Sarmento, ouvidora do Hospital Geral do Estado (HGE).

Foram apresentadas, ainda, as experiências da Ouvidoria da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por Dayane Arruda e do município de Rio Largo, com a ouvidora do município, Pollyana Acioly.

A ouvidora da Sesau, Janailma Azevedo, falou sobre a gestão de Ouvidoria do SUS, com foco na Lei 13.460 e o plano de ação estadual relativo à portaria do Ministério da Saúde, que estabelece incentivo financeiro para implantação e qualificação de Ouvidorias do SUS. O evento foi concluído com um debate entre os participantes.

relacionadas

CIB