SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau destaca nova orientação para vacina BCG

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Olival Santos

 

 

A vacina BCG, que é a principal maneira de prevenção contra a tuberculose em crianças e recém-nascidos, recebeu nova orientação por parte do Ministério da Saúde. Segundo as novas normas, a criança que não apresentar cicatriz vacinal não precisa mais receber uma nova dose.

A nova recomendação está em acordo com uma determinação da Organização Mundial de Saúde que realizou estudos comprovando a eficácia da vacina mesmo que não apresentem a cicatriz.

Segundo a assessora técnica do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, Denise Castro, a dose deve ser aplicada ao nascer, de preferência, ou na primeira visita da criança a um posto de saúde.

“A vacina está disponível em todos os postos de saúde e pode ser ministrada em crianças menores de 5 anos, protegendo contra as formas mais graves da doença como a tuberculose miliar e a meníngea”, explicou a assessora.

Denise lembrou ainda que a imunização é segura e protege as crianças contra diversas doenças graves como a poliomielite, sarampo, tuberculose, entre outras.

“Todos os pais e responsáveis devem levar seus filhos para as unidades de saúde e manter o calendário vacinal atualizado. Esse é um gesto de proteção além de uma obrigação legal que deve ser observado por todos os pais e responsáveis”, reforçou a assessora.

 

relacionadas

CIB