SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Prazo para cadastramento do SEI será encerrado este mês

Imprimir esta Notícia

Repórter: Marcel Vital

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) têm até o dia 31 deste mês para efetuarem o cadastro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que foi implantado no Estado para a virtualização dos processos. O projeto é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos administrativos.

Para realizar a capacitação, que teve início em janeiro deste ano, os servidores de todos os setores do órgão devem entrar no endereço eletrônico da Escola Virtual de Governo www.escolavirtual.gov.br/curso/74.  Após realizar o curso, que possui a carga horária de 20h, o servidor deve entrar em contato com a Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Getin), para agendar seu treinamento. Desse modo, a equipe vai passar maiores informações a respeito de como vai acontecer a utilização do SEI dentro da Sesau. O treinamento está acontecendo de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h30.

Na ocasião, será feito todo o cadastramento do servidor, a partir do número do seu RG, CPF, número de matrícula, entre outros dados, e, a partir disso, as informações serão encaminhadas para a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Lá, eles vão liberar a senha e o nome do usuário, a fim de que o servidor comece a usar o sistema. No entanto, caso ele perca o prazo de inscrição, ficará impossibilitado de entrar no sistema e, por conseguinte, realizar seu trabalho.

“Ainda trabalhamos com o processo físico, que é tramitado pelo sistema INTEGRA. Contudo, gradativamente ele vai deixar de existir, assim como está acontecendo com vários outros órgãos do Estado. Sabemos muito bem que a estrutura da Sesau é grande quando comparada às outras secretarias. Por isso, contamos com o apoio e o empenho dos servidores nessa implantação. Vamos passar por um período de adaptação, mas a equipe da Tecnologia da Informação da sede está apta para ajuda-los durante esse processo”, destacou Celyrio Adamastor Accioly Neto, analista de Sistemas da Getin da Sesau.

De acordo com ele, com a implantação do SEI, o servidor vai ganhar mais eficiência, rendimento e produtividade durante o seu trabalho. “Vamos encurtar o tempo reposta das demandas da população e também a quebra de paradigma de espaço. Por exemplo: o servidor que não estiver na Sesau e precisar analisar e despachar um processo, vai poder emitir o parecer em qualquer lugar que se encontre, através de telefone ou computador ligado à internet. Por isso, todos os servidores precisam fazer essa capacitação, para que eles interajam com o sistema a fim de que solicitem suas demandas, como, por exemplo, passagens aéreas e diárias”, garantiu.

Ele enfatizou que o sistema vai trazer ainda mais transparência e administração a todos os setores da Sesau, possibilitando o controle social em nível mais apurado, porque, atualmente, segundo Celyrio, os servidores precisam fornecer o processo físico por meio de xerox e escaneamento, encaminhando a documentação via e-mail. “Com essa capacitação, todo esse processo longo vai ser reduzido, já que tudo vai estar disponível online”, concluiu.

relacionadas

CIB