SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Secretaria da Saúde abre inscrições para curso de especialização

Imprimir esta Notícia

Ascom Sesau

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS), Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) e o Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo (IEP/HSL) torna aberto ao público as inscrições para o processo seletivo de candidatos interessados em participar como especializandos no projeto Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências (ESPIE). O curso será promovido por meio do Ministério da Saúde (MS) no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS).

O Projeto ESPIE tem uma dimensão educacional que se constitui em um Curso de Especialização, que certificará os aprovados como Especialistas em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências, e uma dimensão de elaboração, implementação e avaliação de planos de ação com uso de evidências, nas regiões-sede do projeto.

O ESPIE ocorrerá na modalidade semipresencial, com realização de 14 encontros presenciais, com duração média de três dias e atividades à distância. Terá inicio em 07/05/2019 e término previsto para outubro de 2020, carga horaria de 360 horas, sendo 288 horas presenciais e 72 horas de trabalho à distância. Após o encerramento da dimensão educacional, estão programados três outros encontros destinados à continuidade de elaboração, implementação e avaliação de planos de ação com uso de evidências.

As inscrições ocorrerão no período de 12/03/2019 a 27/03/2019, mediante preenchimento de todos os campos da Ficha de inscrição que deverá ser acionada por meio de um link que consta no edital do processo.

O público alvo é profissional com nível superior das três esferas de gestão do SUS com interesse de formação na área de políticas de saúde informadas por evidências e que atuem no setor público (secretarias de saúde, hospitais, institutos de pesquisas, universidades e representantes da sociedade civil com inserção no planejamento e controle social). Para esta edição do ESPIE, o estado de Alagoas priorizou os eixos temáticos descritos abaixo para nortear os planos de ação com uso de evidências, os quais constituem parte dos requisitos do perfil do aluno.

  1. Urgências Básicas
  2. Agravos transmissíveis

2.1   Sífilis

2.2   HIV

2.3   Arboviroses

2.4   Cobertura vacinal

3         Agravos não transmissíveis

3.1   Violência Sexual

3.2 Doenças Crônicas: Oncologia

  1. Rede de Atenção Psicossocial (RAPS)

4.1 Acolhimento aos usuários

4.2 Fluxo de atendimento

4.3 Matriciamento

4.4 Projeto Terapêutico Singular (PTS)

  1. Praticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS
  2. Matriciamento e elaboração da linha de cuidados de agravos crônicos transmissíveis e não transmissíveis.

Outros esclarecimentos: (82) 3315-3475 (Coordenação Geral de Desenvolvimento de Recursos Humanos da SMS Maceió ) ou  (82) 3315.1476 (Gerência Executiva de Valorização de Pessoas  (GEVP/SESAU).

Edital-HSL-ESPIE-01-2019

relacionadas

CIB