SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Socorristas do Samu são treinados sobre manuseio de equipamentos

Imprimir esta Notícia

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfico: João Victor Barroso

A Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas promoveu uma atualização para o manuseio dos equipamentos médicos que compõem as Unidades de Suporte Básico (USB) e as Unidades de Suporte Avançado (USA). O curso aconteceu nesta segunda-feira (25), no Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu Maceió, no bairro Farol.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem participaram do evento e puderam tirar dúvidas sobre o manuseio correto de cardioversor, Desfibrilador Externo Automático (DEA), bomba de infusão, oxímetro e ventilador mecânico. Para Marcos Ramalho, supervisor do Samu, esse curso foi pensado como uma forma de atualizar os conhecimentos dos socorristas que utilizam diariamente esses equipamentos durante as ocorrências.

“Nesse treinamento foi mostrado o funcionamento de cada equipamento, assim como a maneira correta do uso deles. Dessa forma, evitamos danos aos aparelhos e garantimos que tudo esteja funcionando da melhor forma possível, quando a população precisar do nosso atendimento”, destacou o supervisor.

De acordo com Mirelle Torres, coordenadora do setor de logística do Samu Maceió, esses equipamentos são utilizados rotineiramente durante as ocorrências. “Mas sempre é necessário um curso de atualização para mantermos a qualidade e a agilidade no atendimento, prestando um socorro cada vez mais adequado para os usuários. Para isso é importante que os equipamentos estejam em boas condições de uso”, destacou.

José Peucelle, fisioterapeuta e instrutor da capacitação, explicou qual a finalidade de cada equipamento médico e quando devem ser utilizados. “Os aparelhos utilizados pelos socorristas do Samu são o DEA, com a função de fazer uma desfibrilação durante uma parada cardíaca; a bomba de infusão, utilizada para a administração de drogas que precisam ser minuciosamente contabilizadas para o paciente e o oxímetro, usado para capturar o oxigênio presente na corrente sanguínea”, disse.

O cardioversor e o ventilador mecânico são encontrados somente nas Unidades de Suporte Avançado, que são tripuladas por médicos e enfermeiros. O primeiro é usado para situações de desfibrilação e cardioversão, podendo ser utilizado como marca-passo e para fazer eletrocardiograma. O ventilador é utilizado nos casos em que os pacientes estão entubados, necessitando de uma oferta maior de oxigênio.

relacionadas

CIB