SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau conclui Curso de Manejo Clínico de Arboviroses

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

A Secretária de Estado de Saúde (Sesau) concluiu a série de cursos para diagnóstico e manejo clínico de arboviroses, com ênfase na dengue. A ação, destinada aos médicos, enfermeiros, coordenadores da Atenção Primária, da Vigilância Epidemiológica e dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), ocorreu durante o mês de junho, nas dez Regiões de Saúde de Alagoas. 

A série de treinamentos foi iniciada no dia 10 de junho, em locais considerados estratégicos em cada uma das regiões de saúde. De acordo com a responsável técnica do Núcleo de Arboviroses da Sesau, Núbia Lins, o curso teve como objetivo capacitar e sensibilizar os técnicos municipais para os sintomas que identificam essas doenças e o tratamento adequado. Isso porque, o diagnóstico em tempo oportuno é importante para evitar complicações no quadro clínico dos pacientes.

Núbia Lins lembrou que esses cuidados são essenciais para que se evitem o surgimento de epidemias. “Com ações de vigilância eficazes, os técnicos podem observar o surgimento dessas doenças e atuar para que se identifique o foco, evitando o aumento no número de casos, uma vez que todas podem ser transmitidas pelo Aedes aegypti, infectado pelos respectivos vírus”, ressaltou.

A responsável técnica lembrou que, após a conclusão dos cursos, os municípios continuarão a ser monitorados, contando sempre com o apoio técnico da Sesau. “Caso haja a necessidade, como a contratação de novos profissionais, por exemplo, o curso pode ser refeito pelo município”, reforçou Núbia Lins.

relacionadas

CIB