SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Nova gerente do Lacen é apresentada a equipe

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Foi apresentada nesta sexta-feira (12) a nova gerente do Laboratório Central de Alagoas (Lacen), Naira Chagas. A nova gerente ressaltou a atuação do laboratório elogiando o trabalho de toda a equipe.

“O Lacen é renomado e respeitado em todo o país pela capacidade técnica de seus funcionários e precisão e confiabilidade dos resultados apresentados. É com muita honra que assumo esse desafio junto a esses profissionais”, destacou Naira.

De acordo com a nova gerente, o Lacen é responsável pela realização de exames laboratoriais de Média e Alta Complexidade, além de ser referência nacional no serviço de análise de rotulagem dos alimentos.

Com mais de seis mil exames realizados por mês, o Lacen atende, ainda, a demanda relacionada às Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e casos que precisam de fiscalização constante, como dengue e cólera.

O Laboratório Central de Alagoas também se destaca pela realização de sorologia para dengue, testes de hanseníase, hepatites, herpes, leishmaniose visceral humana, malária, leptospirose, rotavírus, rubéola, sarampo, sífilis, toxoplasmose, tuberculose e vírus respiratórios.

Além disso, o Lacen realiza o apoio a pacientes diagnosticados, como portadores do vírus HIV, realizando exames de análise de carga viral e CD4, que são células de defesa do organismo. A gerente esclareceu que os exames devem ser feitos regularmente, para que a assistência médica ofertada aos pacientes seja correta.

Novo equipamento – E para continuar o trabalho de excelência por qual o Lacen é reconhecido, a Sesau tem realizado investimentos em novos equipamentos para ampliar a atuação do laboratório.

Um dos equipamentos adquiridos recentemente é o sistema automatizado para identificação de resistência bacteriana, Vitek Compact, que permite identificar com precisão bactérias e fungos em instalações como hospitais.  “Será realizado um treinamento no dia 14 para a utilização do equipamento que possibilita mais segurança em hospitais”, reforçou Naira.

relacionadas

CIB