SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Hemoal faz ações de qualidade de vida no trabalho para servidores

Imprimir esta Notícia

Repórter: Josenildo Törres
Fotos: AGDP, Carla Cleto e Olival Santos

Para continuar figurando entre os órgãos públicos mais eficientes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Alagoas, o Hemoal Maceió investe no seu principal potencial: os servidores do órgão. Para isso, a Assessoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Núcleo de Segurança no Trabalho, proporciona periodicamente ações que estimulam práticas saudáveis de qualidade de vida.

Equipe motivada assegura atendimento humanizado aos doadores de sangue do Hemoal

Durante o mês de julho, em mais uma série de atividades do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), foram promovidas ações que exaltaram o cuidado com a saúde da pele, bucal e articular. Em paralelo, a equipe multiprofissional também teve a oportunidade de participar de dois cursos de atualização, que mostraram todo o processo do ciclo do sangue.


Cuidado com a saúde do servidor é uma das preocupações da Assessoria de Gestão de Pessoas do Hemoal

“Sabemos que uma instituição que prima pela qualidade dos serviços prestados deve investir no seu colaborador, capacitando-o periodicamente, fomentando o seu potencial intelectual e proporcionando momentos de bem estar e cuidado com sua saúde física e mental. Por isso, periodicamente apresentamos um cronograma de ações, possibilitando a integração entre todos os servidores”, salienta a assessora de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas do Hemoal Maceió, Eliane Vieira.

Atividades de inclusão social estimulam o convívio fora da unidade e a prática esportiva

No dia 24 de julho, às 10h e 15 h, a médica Lívia Nunes, mostrou os cuidados para manter a pele saudável, evitando, assim, um dos principais tipo de câncer: o melanoma. Comum principalmente entre os nordestinos, em razão da região ser afetada pelo sol durante quase todo o ano, a doença pode ser evitada facilmente, segundo alertou a especialista que proferiu palestra no Hemoal Maceió.

“Cuidar da pele é uma atitude que deve ser cultivada desde a juventude, principalmente entre as pessoas de pele clara que se expõem ao sol frequentemente. Além do uso de roupas que cubram as partes mais sensíveis do corpo, é necessário utilizar diariamente o protetor solar”, salientou a médica Lívia Nunes.

Atualização do calendário vacinal do servidores é ação realizada anualmente pelo Hemoal

Também no dia 24 de julho, às 11h e às 16h, os servidores do Hemoal Maceió receberam dicas sobre saúde articular e ergonomia, que possibilita a integração perfeita entre as condições de trabalho e as capacidades e limitações físicas e psicológicas do trabalhador, com o propósito de assegurar a eficiência do sistema produtivo.

Durante ação sobre ergonomia e saúde articular, servidores do Hemoal fazem alongamento

“Em qualquer instituição, seja ela pública ou privada, temos que aumentar a eficiência organizacional para que se produza com qualidade, respeitando sempre a segurança, saúde e o conforto do trabalhador”, salientou o fisioterapeuta Boanerges Lopes.

Fisioterapeuta do Ambulatório de Hematologia do Hemoal, Boanerges Lopes, destaca importância da ergonomia no ambiente de trabalho

No dia 30 de julho, nos turnos matutino e vespertino, as ações foram voltadas para o cuidado com a saúde bucal.  Para isso, a cirurgiã dentista Thamires Amum, gerente da Clínica Sorrisus, esteve no Hemoal Maceió e apresentou as principais dicas que devem ser seguidas para manter preservada a saúde bucal.


Cirurgiã dentista Thamires Amum, apresenta ao servidores dicas para cuidar da saúde bucal
Servidores valorizados são destaque pelo atendimento humanizado prestado ao usuário
Exemplo de integração entre servidores, do Hemoal e doadores voluntários de sangue, o Bloco Hemovida desfila todos os anos nas prévias do Jaraguá Folia

relacionadas

CIB