SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

São José da Laje recebe Hemoal para coleta de sangue nesta terça

Imprimir esta Notícia

Repórter: Josenildo Torres

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

O Hemocentro de Alagoas (Hemoal), Unidade Maceió, realiza coleta de sangue de moradores do município de São José da Laje nesta terça-feira (6), a partir das 8 horas. A ação ocorre até às 15 horas, no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), localizado ao lado do Hospital Municipal, no bairro Centro.

Por meio da ação, o Núcleo de Captação de Doadores de Sangue espera manter estabilizado o estoque da unidade, que contava com 269 bolsas nesta segunda (5). Diariamente, segundo estatísticas do Núcleo de Dispensação de Sangue, são necessárias no mínimo 300 bolsas para atender à demanda transfusional.

De acordo com critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS), podem ser candidatar à doação de sangue os voluntários que tenham idade entre 16 e 69 anos, peso igual ou superior a 50 quilos e que portem um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é indispensável estar acompanhado de um responsável legal, com um documento de identificação oficial e original com foto.

Impedimento para doação – Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, são impedidos de doar sangue os portadores de sífilis, doença de Chagas, Aids ou pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos. No caso das gestantes e lactantes é proibida a doação neste período. E para repetir o ato, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.

relacionadas

CIB