Hospital Geral do Estado empossa novos membros da Cipa

Repórter: Thallysson Alves
Repórter Fotográfico: Thallysson Alves

Os novos representantes para a gestão 2019/2021 da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Geral do Estado (HGE) foram empossados nessa segunda-feira (12). A solenidade aconteceu no auditório da unidade e foi marcada pela vontade de priorizar a prevenção de acidentes e doenças relacionadas no trabalho, bem como a necessidade de harmonizar os ambientes de atuação dos profissionais.

A gerente do HGE, Marta Mesquita, atentou para a prioridade das ações estudadas pela Cipa. “Todas as prioridades apontadas pela comissão são automaticamente as prioridades da gestão, pois sabemos que tudo o que é indicado é para a nossa própria proteção, mediante estudos e constante busca pelo aperfeiçoamento da segurança nos processos de trabalho”, afirmou.

A Cipa tem como objetivo à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, e auxiliar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Ela avalia as condições de riscos nos ambientes de trabalho, solicita medidas para reduzir e descartar a possibilidade desses riscos, debate os acidente ocorridos e conscientiza os trabalhadores acerca da importância da prevenção.

“A participação da gestão tem sido muito importante para o sucesso das ações. Ela tem viabilizado treinamentos e atentado para a atualização dos mapas de risco. Os gestores andam junto, desde que os trabalhadores levem as demandas e participem do encontro de soluções. E a engenharia tem sido uma grande parceira na execução das intervenções”, declarou a coordenadora do Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho, Angelita Batista.

Prova disso é que recentemente a rampa de acesso a Ala G, na Área Verde, recebeu um revestimento para diminuir o balanço das macas durante a passagem e ajudar o maqueiro no ato de empurrar. “A solicitação partiu dos próprios servidores e a gestão viabilizou a intervenção, com a nossa mediação. Agora queremos focar mais no uso dos equipamentos de proteção individual, que apesar de presentes, há quem insiste em não usar”, disse o suplente dos empregados, José Heleno Raimundo da Silva.

Os novos titulares representantes do empregador são: Eleide Batista Ferreira, Valderez Pereira de Lima, Luciano de Castro Correia, Rosangela Maria de Almeida Cavalcante, Debora Correia Costa Rufino. E seus suplentes: Givalda Francisca da S. Lima, Bevenuta de Assis Facó, Flávia Azevedo Ferreira Souza e Edleuza Conceição Santos.

Já os novos titulares representantes dos empregados são: Maria Silvania da Silva Caldas, Maria das Graças Cavalcante Morais, Maria Cícera de Lima, Helenita Vicente da Silva, Ledjane Silvestre da Silva. E seus suplentes: Edmilson da Silva Albuquerque, José Heleno Raimundo da Silva, Jaílde Alves de Oliveira e Sandra Cristina Galdino Santos.

Saíram da representação do empregador: Jairo José de Lima, Rejane Vieira de Oliveira, Lúcia Maria Bomfim da Silva, Ana Telma da Silva, Uelito Teixeira Martins, Antônia dos Santos Silva, Jerônimo Gomes da Silva, Luciana Maria Gonzales Sales, Adriane Beltrão de Castro Matias, Maria Lúcia da Silva Santos, Maria das Neves Gonçalves da Silva, Silvana Santos da Silva e Hamilton Pereira da Silva.

E dos empregados saíram: Mauriceia da Rocha Cavalcante, Débora Correia Costa Rufino, Maria do Carmo Medeiros A. Verçosa, Claudinete Oliveira Carvalho, Andrea Teixeira de Albuquerque, Luiz Claudio Gomes Bastos, Renato Correia Leitzke, Sheyla Christianne Banceira Trindade, Andelane Mendonça Teles Moura, Jorge Antônio Ângelo, Sivanilda Marques dos Santos e Gizélia Oliveira Magalhães Barros.