SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Sesau faz mais de 1.200 atendimentos na Vila Goiabeira

Imprimir esta Notícia

Repórter: Marcel Vital

Repórter Fotográfico: Olival Santos

Receber as ações do Programa Vida Nova nas Grotas, realizado pelo Governo do Estado, é, muitas vezes, para quem é contemplado, a única oportunidade para cuidar da saúde. Foi o caso de centenas de moradores da Vila Goiabeira, em Fernão Velho, que nesta quinta-feira (12) tiveram acesso a diversos serviços, como orientação bucal, que beneficiou crianças e adultos, como o aposentado Luiz Dorival Canabarra, de 59 anos, que procurou ajuda para tratar uma cárie. Ao todo, foram realizados 1.266 atendimentos.

Durante a consulta com Eraldo Andrade, dentista da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), o aposentado, que convive com o Mal de Parkinson, prestou atenção as orientações que eram passadas pelo profissional. Logo em seguida, ele foi encaminhado para iniciar o tratamento. Na oportunidade, Luiz aferiu sua pressão arterial, mediu a glicemia e tomou as vacinas contra  tétano, difteria, hepatite B, sarampo, caxumba e rubéola.

“Uma ação como essa é muito boa, porque ajuda a gente a se cuidar. Consegui tirar dúvidas sobre o tratamento pra minha cárie, me vacinei e fiz o cartão. Que iniciativas como essa aconteçam cada vez mais, pois o pessoal carente daqui precisa muito”, elogiou Luiz.

De forma lúdica, as assessoras técnicas da Sesau, Elma Liliane e Simone Mazoni, abordaram a comunidade sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Elas também prestaram orientações sobre os métodos contraceptivos e os cuidados em realizar, a cada seis meses, a testagem rápida para sífilis, hepatites virais e HIV.

“Gostei de saber sobre a gonorreia, sífilis e herpes genital, pois grande parte dessas infecções é causada por vírus ou bactérias. Namoro há cinco meses e, mesmo assim, não deixo de usar a camisinha”, disse Claúdio Ferreira, de 27 anos, ao sair da cabine da testagem rápida com lubrificantes à base de água e preservativos tanto masculinos quanto femininos.

A comunidade da Vila da Goiabeira foi orientada, também, sobre como combater a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, Zika e chikungunya. Através de um insetário, a equipe da Sesau mostrou, de forma didática, toda a evolução do mosquito, desde o ovo, à larva até a pulpa.

Os pais puderam fazer e até mesmo atualizar a caderneta de vacinação dos seus filhos com as vacinas BCG, hepatite B, tetravalente, pneumocócica, meningocócica, rotavírus, tríplice viral, febre amarela, pólio, DTP, dT 10, entre outras.

Saúde dos pequenos – De modo prático e didático, Eraldo Andrade atendeu crianças da creche Agenor Fernandes, utilizando um manequim dentário e uma escova dental gigante, para ensinar os alunos sobre técnicas de escovação adequadas e tirar dúvidas quanto à higiene oral. Além de abordar a importância de incluir alimentos saudáveis em suas refeições e de evitar o consumo excessivo de doces e refrigerantes.  Também foi discutida a importância da visita regular ao dentista, que deve ser realizada a cada seis meses.

“O objetivo dessa ação visa a promoção da saúde, por meio do conceito de odontologia preventiva, a fim de desenvolver nos alunos, em fase de aprendizagem, hábitos mais saudáveis, limitando os prejuízos psicossociais e econômicos decorrentes dos altos índices de cárie na infância”, frisou o dentista da Sesau. Após a triagem inicial, realizada pelo profissional, algumas delas foram encaminhadas para tratamento.

relacionadas

CIB