Eventos sobre Humanização do SUS têm inscrições abertas

Repórter: Josenildo Törres

Imagem: SUS

Os interessados em participar do VIII Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas e a III Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas têm até esta sexta-feira (18) para se inscrever. Os dois eventos, promovidos pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), irão ocorrer, simultaneamente, no próximo dia 30, das 8h às 16h30, no auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), no bairro Trapiche, em Maceió.

Os dois eventos são destinados a gestores, trabalhadores, usuários e estudantes da área de saúde e as inscrições devem ser realizadas somente por meio da Internet. Para o VIII Seminário Estadual de Humanização da Saúde de Alagoas, que possui 180 vagas disponíveis, os interessados devem acessar o endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfbM8-R7CdzWm86zJQbDysZ69f3qCMEomM07SmrcLWd2JYtdA/viewform .

Já para se inscreverem na III Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas, é necessário acessar o endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4Tpa_Lyt6K_AtUoZpVqZwt4LcD4NmDXLnyJqqoAenkYiYeQ/viewform e anexar cópia do trabalho para avaliação, cujo resultado será divulgado no dia 25 deste mês, a partir das 14h, no site da Sesau.

Critérios – Segundo a Gerência Executiva de Valorização de Pessoas (GEVP), cada município, serviço e/ou setor poderá inscrever até dois trabalhos. A prioridade é para aqueles que tenham representação e/ou participação ativa nas reuniões da Câmara Técnica de Humanização do SUS de Alagoas ou com post na RedehumanizaSUS.

“A condição para participar da III Mostra das Ações da Política Nacional de Humanização em Alagoas é inscrever trabalhos embasados na Política Nacional de Humanização, com explícita articulação entre princípios, método, diretrizes e dispositivos. As ações deverão estar em andamento ou devem ser concluídas até o ano 2018 e deverão constar resultados e conclusões mesmo que parciais”, salientou Luzia Prata, coordenadora estadual da Política Nacional de Humanização.

Ainda de acordo com Luzia Prata, os trabalhos inscritos deverão conter um resumo de no máximo uma página, acrescidos da apresentação no formato em Power Point, em no máximo cinco slides, com fundo sem cores para facilitar a visualização. Para isso, deve ser utilizada a fonte arial, tamanho da letra 24 e para o título 26, com espaçamento entre linhas 1,0 para o corpo do texto.

No primeiro slide deve conter a identificação do local (setor/serviço/município), o título do trabalho e equipe responsável, além do contato. Já o slide dois, deve conter um resumo com breve caracterização do trabalho, que deve constar a diretriz trabalhada, além do público-alvo e objetivos.

No slide três, deve conter a metodologia do trabalho e, no quarto, os resultados e conclusões. O quinto slide deve apresentar os registros fotográficos com no máximo quatro fotos e o contato.

“Os trabalhos serão apresentados em blocos de quatro equipes, com tempo máximo de 10 minutos para cada trabalho. Após quatro trabalhos apresentados, será aberta discussão com no máximo 20 minutos. Serão apresentados 16 trabalhos e apenas serão certificados pela Sesau, os participantes que apresentarem frequência nos dois horários do evento”, ressaltou Luzia Prata, ao acrescentar que dúvidas podem ser esclarecidas por meio do telefone 3315-8233.

Programação da Mostra – O evento será iniciado com a Mesa Redonda “A Política Nacional de Humanização em Alagoas – avanços e desafios”. Em seguida haverá um debate sobre o tema apresentado e a abertua da III Mostra das Ações da PNH em Alagoas, com a apresentação e comentários do primeiro bloco de ações. No período da tarde haverá a apresentação e comentários do segundo bloco de ações e posteriormente do terceiro e quatro blocos.