SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Profissionais do HM recebem capacitação sobre Agência Transfusional

Imprimir esta Notícia

Texto e foto: Marcel Vital

O biomédico e coordenador da Agência Transfusional (AT) da Maternidade Escola Santa Mônica (Mesm), Fernando Wagner Ramos, reuniu-se na manhã desta sexta-feira (8) com a diretora-geral do Hospital da Mulher Dr.ª Nise da Silveira (HM), Eliza Barbosa, e o corpo técnico da unidade hospitalar, para capacitá-los no que diz respeito ao processo transfusional.

Durante sua apresentação, Ramos mostrou a importância da Agência Transfusional como uma unidade hemoterápica que faz referência ao Hemocentro de Alagoas (Hemoal), localizado no bairro Trapiche da Barra, em Maceió, cujo objetivo é armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré transfusionais, liberar e transportar produtos sanguíneos para as transfusões.

Entre os temas abordados por ele estiveram a captação de doadores, a solicitação e devolução de hemocomponente ao Hemoal, a fenotipagem ABO/RHD, a prova cruzada, a pesquisa de anticorpos irregulares e a ocorrência incidentes transfusionais.

O biomédico e coordenador da Agência Transfusional da Mesm ressaltou que, pelo fato do HM ser próximo da Santa Mônica, vai minimizar, e, muito, o tempo da transfusão, desde o momento em que o sangue for solicitado até a hora em que ele for transfundido à paciente ou ao bebê.

“Os setores daqui do HM que precisarem de um determinado tipo de sangue vão ser atendidos pela Agência Transfusional da Mesm. As transfusões são realizadas após a realização das provas de compatibilidades. Chamamos isso de prova cruzada, já que precisamos garantir que as hemácias do doador são compatíveis com o plasma ou o soro do receptor”, explicou Ramos.

Na próxima semana, todos os profissionais do HM passarão por uma capacitação continuada, onde serão apresentados as rotinas e procedimentos adequados para uma boa prática transfusional. 

relacionadas

CIB