Técnico do MS destaca avanço na área da saúde bucal em Alagoas

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter fotográfico: Olival Santos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) iniciou nesta terça-feira (3) o 2º Encontro Anual dos Coordenadores Municipais de Saúde Bucal de 2019. A iniciativa acontece no auditório da Associação Brasileira de Odontologia, no bairro Cruz das Almas, em Maceió, e tem como meta apresentar e discutir políticas de saúde bucal, além de fazer uma avaliação das práticas implantadas ao longo do ano.

Conforme esclareceu a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Maria de Lourdes Mota, o encontro consta do planejamento anual da assessoria técnica da área. O técnico Renato Ishigame, que representou o Ministério da Saúde, destacou, com elogios, os avanços obtidos na área de saúde bucal em Alagoas. “O trabalho de técnicos e gestores estaduais e municípios, em parceria com a esfera federal, é essencial para o avanço da assistência em todas as regiões do País”, destacou.

O secretário executivo de Ações de Saúde da Sesau, Paulo Teixeira, lembrou que a saúde bucal é de vital importância na qualidade de vida e bem-estar do indivíduo. “A saúde começa pela boca e com investimentos em novos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), Alagoas tem conseguido avançar cada vez mais na acessibilidade e resolutividade de sua assistência”, disse o gestor.

Durante o evento foram tratados de tópicos como os novos desafios e avaliação de desempenho da saúde bucal em Alagoas, assim como novas formas de financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), programa de incentivo estadual, entre outros.

O encontro será concluído nesta quarta-feira. “É gratificante observar que a área de saúde bucal está sendo retomada pela gestão estadual e federal e, com isso, promovendo ganhos na qualidade de vida e saúde da população, especialmente na camada mais carente da sociedade”, concluiu a coordenadora Lourdes Mota.