SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Portal do cidadão já alcançou mais de 1,5 milhão de acessos este ano

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Olival Santos

Criado para ampliar o controle social e a transparência na assistência prestada à população, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) disponibiliza, desde 2016, o Portal do Cidadão da Sesau, que já alcançou mais de 1 milhão e meio de visitantes este ano e pode ser acessado através do link http://cidadao.saude.al.gov.br/.

A ferramenta disponibiliza o Mapa da Saúde de Alagoas, mostrando os serviços em funcionamento. Entre eles, os que estão distribuídos nas dez Regiões de Saúde. Também é possível conferir a localização das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), dos Ambulatórios 24 horas, Bases do Samu, hospitais públicos, entre outras unidades de saúde em Alagoas, assim como as escalas de plantão dos profissionais que nelas atuam na capital e interior.

“A população pode saber, por exemplo, na página da Central de Assistência Farmacêutica, como fazer para pegar os remédios, realizar agendamentos e saber quais os medicamentos oferecidos pelo estado”, observa a coordenadora do Setor de Transparência da Sesau, Rita Bittencourt.

A coordenadora ressaltou que a ferramenta é capaz de aperfeiçoar a gestão, tornando públicas às informações mais essenciais, desde os gastos financeiros até os atos administrativos. “Por meio do Portal do Cidadão da Sesau, a sociedade alagoana pode acompanhar a prestação de contas de todos os serviços prestados pelo Estado na área da saúde pública”, reforçou Rita.

Dados de acesso – O Portal do Cidadão já se estabeleceu como um importante instrumento de consulta para os cidadãos com uma interatividade intuitiva e de fácil entendimento desenvolvida pelos programadores e designers gráficos que atuam na Sesau.

Desde a reformulação gráfica realizada em 2018, o número de acessos passou de cerca de 180 mil – marca alcançada desde o ano  de lançamento da plataforma, em 2016 – para 1.589.642 acessos até o início deste mês, com uma média de 2 mil acessos por dia.

“Foram realizadas alteração que facilitam a visualização das informações. Esses ajustes foram idealizados baseados em assegurar que o máximo número de pessoas consiga utilizar o portal sem problemas”, explicou a profissional de designer gráfico, Suzane Ferreira.

O programador Aristóteles Caetano destacou que o site está em constante evolução para assegurar cada vez mais informações para os alagoanos. “A saúde é uma área de atuação dinâmica e cada mudança é acompanhada por novas áreas no portal sempre tendo o usuário como norte para a equipe da transparência”, reforçou.

Novidades – E como reafirmação da constante atualização nos serviços do Portal do Cidadão, a Sesau iniciou no dia 29 de novembro uma nova área no site que trata do calendário de vacinação. Nela é possível saber as idades e tipos de vacinas que cada grupo deve tomar. “São informações relevantes para a saúde e segurança de todos”, destacou Rita Bittencourt.

A coordenadora ressaltou que a área de informações sobre prevenção e cuidados sobre a saúde é uma das mais acessadas do portal. “Apenas a página sobre como fazer o soro caseiro já possui mais de 620 mil visualizações, comprovando a credibilidade alcançada com os usuários”, concluiu.

relacionadas

CIB