SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Vida Nova nas Grotas faz mais de 900 atendimentos no Feitosa

Imprimir esta Notícia

Repórter: Mônica Lima

Fotos: Ascom Sesau

Mais uma comunidade de Maceió é beneficiada com ações de saúde promovida dentro do programa Vida Nova nas Grotas. Nesta quinta-feira (5), foram 922 atendimentos aos habitantes da grota próxima ao Conjunto Eldorado, no Feitosa. Semanalmente, todas as quintas-feiras, a média de atendimentos chega a mais de mil pessoas.

Logo nas primeiras horas do dia, moradores da grota concentraram-se no local do evento a procura dos serviços disponibilizados. Como tem ocorrido nas edições passadas, os testes rápidos para HIV/Aids e outras infecções foram os mais procurados, além da aferição de pressão arterial, vacinação e palestras sobre as doenças sexualmente transmissíveis.

Adultos e crianças receberam orientações sobre saúde bucal, os cuidados que devem ter desde a escovação correta e à procura – uma vez ao ano – de um profissional para verificar como está a dentição e se necessita de algum tratamento. Seguindo esse conselho, Maria José Araújo estava com os filhos aguardando ser atendida pelo odontólogo. “Temos que cuidar da saúde dos nossos filhos e, quando soube desses serviços, vim para que eles fossem vacinados e, também, para o dentista olhar o que precisam fazer em relação à saúde bucal”, frisou.

O aposentado Francisco Antônio de Oliveira atendeu ao chamado do programa Vida Nova nas Grotas, feito por meio da Sesau. Acompanhado da esposa, verificou a pressão arterial, faz o teste rápido e colocou as vacinas em dia.

Dos 922 atendimentos realizados na grota do Eldorado, 86 foram vacinas, 71 testes de glicemia, 71 verificação de pressão arterial, 85 pessoas passaram pelo odontólogo, 22 aplicação de flúor, 187 teste rápido, 150 distribuição de hipoclorito, além de distribuição de preservativos e gel lubrificante.  

A assessora técnica da Sesau, Elma Liliane, afirmou que mais de 16 mil pessoas já foram atendidas nessa segunda edição de 2019 do programa Vida Nova nas Grotas. Segundo ela, a política do governo é levar os serviços de saúde para perto da população, principalmente as mais carentes. Desde que suas ações foram iniciadas, o resultado é considerado positivo por todas as comunidades.

relacionadas

CIB