SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Mais de 140 cirurgias são agendadas no 1º dia do mutirão

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórteres Fotográficos: Carla Cleto e Olival Santos

O primeiro dia do mutirão para cirurgias eletivas, iniciado nessa quinta-feira (5), agendou 142 procedimentos cirúrgicos. A iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) teve sua duração prolongada até domingo (8), devido a grande demanda identificada.

O Programa Mutirão de Cirurgias ergueu uma estrutura denominada de “Cidade da Saúde”, capaz de atender os pacientes com a realização de exames pré-operatórios. Entre eles estão ultrassom, exames de sangue e raios-x, permitindo que os participantes já saiam do local com sua cirurgia devidamente agendada.

“Estamos agendando procedimentos cirúrgicos de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica. Também estamos disponibilizando histerectomia, para atender casos de mioma e colocistecmomia, onde os pacientes com pedra na vesícula serão contemplados”, explicou a assessora técnica da Sesau, Geonice Peixoto.

Devido à grande procura, a estrutura da Cidade da Saúde vai ficar no Benedito Bentes até o domingo (8). “Conseguimos ampliar a área de espera com tendas e abrimos uma nova área. Com isso, as pessoas que já possuem os exames pré-operatórios, a marcação é imediata, o que agiliza o processo”, esclareceu a assessora técnica da Sesau.

Documentos – Para ter acesso à triagem, os usuários devem ir ao local portando RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS, além de estar em jejum. O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, ressalta que o programa Mutirão de Cirurgias foi planejado para reduzir as filas de espera.

“O governo do Estado vai intensificar a quantidade de cirurgias eletivas realizadas em Alagoas, reduzir filas e humanizar esses atendimentos, garantindo uma atenção especial ao usuário. O cidadão tem esperado, por vezes, tem esperado durante muito tempo. Queremos mudar essa realidade aportando mais recursos agilizando essas cirurgias”, salientou Alexandre Ayres.

Beneficiada – Para Ana Paula Gomes, o mutirão de cirurgias representa uma oportunidade importante para cuidar do filho de oito anos. “Pude realizar os exames e a consulta que meu filho precisava. Fui atendida de forma muito atenciosa por todos”, ressaltou.

Já a jovem Daiane da Silva, conseguiu marcar sua cirurgia de retirada de pedra na vesícula para o dia 15 deste mês, no Hospital da Mulher. “Estava esperando essa cirurgia já há mais de quatro meses e pude, finalmente, me tranquilizar e sair com o procedimento agendado”, declarou.

Mutirão no Vergel – A próxima edição do mutirão de triagem para agendamento de cirurgias eletivas será montada no bairro do Vergel do Lago, em Maceió, nos dias 19, 20 e 21 deste mês. “Serão realizadas as mesmas atividades que estão sendo feitas no Benedito Bentes, com a realização de exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias”, destacou Geonice.  

A assessora técnica da Sesau reforçou que, durante as novas edições do mutirão de triagem para cirurgias eletivas, as pessoas não precisam adormecer na fila para assegurar o atendimento. “Temos uma equipe preparada e comprometida para atender a todos com responsabilidade e ética. A população pode se dirigir a Cidade da Saúde sem receio”, destacou.

relacionadas

CIB