SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Mais de 200 socorristas são formados pelo Samu Alagoas

Imprimir esta Notícia

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfica: Carla Cleto

Durante todo o ano de 2019 o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas desenvolve treinamentos, capacitações e atualizações para garantir que todos os socorristas estejam cada vez mais preparados para as ocorrências do dia a dia. Por isso, os profissionais aprovados em cada um dos cursos oferecidos participaram de uma formatura, que aconteceu no salão Aqualtune, no Palácio Republica dos Palmares, no Centro de Maceió.

No total foram 227 formandos que concluíram os cursos de Suporte Avançado de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar (APH), de Suporte Básico de Vida no APH, as atualizações em Suporte Básico de Vida no APH, em imobilizações, em retirada rápida e uso do K.E.D. e no curso de urgências pediátricas.

Segundo Marcos Ramalho, Supervisor do Samu Alagoas, o propósito de todas as capacitações desenvolvidas pelo NEP é de melhorar a qualidade nos atendimentos à população.

“Essa solenidade de formatura foi a coroação de todo um ano de trabalho, feito com excelência pelos instrutores do NEP. Conseguimos capacitar 100% do nossos condutores socorristas, os profissionais das bases descentralizadas, dentre tantos outros cursos que foram oferecidos durante 2019. O Samu Alagoas tem uma equipe de socorristas presta e entrega um serviço de extrema qualidade para a sociedade, todos os alagoanos sabem que quando ligarem para o 192 serão socorridos da melhor forma possível, pelo melhores profissionais desse Estado”, destacou o supervisor.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Samu Alagoas completar 16 anos é um grande marco de um serviço que é vital para toda a sociedade.

“Além dos equipamentos que estão sendo construídos e entregues, o principal investimento que tem sido feito em Alagoas é a capacitação, a qualificação e melhorias nas condições de trabalho dos servidores da saúde. O Samu Alagoas completa 16 anos com grandes conquistas e a principal delas são os samuzeiros que fazem um belo trabalho em todo o Estado salvando vidas e dando orgulho a todos nós. Gostaria de parabenizar, a todos, pelo o trabalho e empenho dos formando durante o ano”, afirmou o titular da saúde estadual.

Sonho realizado – Cada um dos 227 profissionais que receberam um certificado nesta noite tem uma história de vida marcada pela dedicação, esforço e persistência. Uma delas é a da Ana Beatriz Lima, técnica de enfermagem da Base Descentralizada de Rio Largo, que está no quadro de servidores do Samu há 1 ano e quatro meses.

“Foi muito emocionante receber essa certificação. Estou na área de saúde há 20 anos, e o fato de ter em mãos esses três certificados, especialmente do curso de Urgências e emergências pediátricas, que eu almejei durante 15 anos, é verdadeiramente um sonho, é uma das minhas maiores vitórias. E tudo isso foi fruto do meu esforço, estudo e paixão nata pela a área da saúde, em poder ajudar a salvara vidas. Fazer parte do Samu e desse evento sempre foi o maior sonho da minha vida”, relatou, emocionada, a técnica de enfermagem.

Ana Beatriz ainda participou dos cursos de Atendimento Pré-Hospitalar Básico e do curso de atualização em imobilizações. Além das entregas de certificados para os instrutores e alunos dos cursos desenvolvidos em 2019, também tiveram profissionais que receberam homenagens pelos serviços prestados durante todo o ano. Foram escolhidos quatro socorristas, o médico Ewerton Soares, o condutor socorrista Josenilson Salvador, a auxiliar de enfermagem Jocelma Ferro e a enfermeira Michele Galindo.


relacionadas

CIB