SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Ações do projeto NEP Itinerante do Samu são retomadas no interior

Imprimir esta Notícia

Repórter: João Victor Barroso

Repórter Fotográfica: João Victor Barroso

Os socorristas da Central Maceió do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) promoveram um curso de atualização para os profissionais das Bases Descentralizadas de Viçosa e Atalaia. As capacitações ocorreram nesta segunda-feira (13) e marcaram o início das atividades do Núcleo de Educação Permanente (NEP) Itinerante referentes a 2020.

Os condutores socorristas e técnicos de enfermagem dos dois municípios receberam, dos instrutores do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió, treinamentos de imobilização, utilização de prancha rígida, retirada de capacete, técnica de rolamento e uso correto do colar cervical.

Para Heubert Guimarães, coordenador de enfermagem da Central Maceió, as ações de treinamento para os socorristas das Bases Descentralizadas são de extrema importância por serem eles que estão na ponta do atendimento.

“O intuito dos treinamentos é nivelar todos os socorristas, para que todos falem uma mesma linguagem, fazendo os mesmos procedimentos, desde os mais simples até os mais complexos. São os socorristas das Bases Descentralizadas que chegam primeiro ao local das ocorrências do interior e, por isso, precisam estar bem treinados para que os serviços continuem sendo prestados com excelência”, afirmou Heubert Guimarães.

Em conjunto com as ações de capacitação, também foi realizada uma visita técnica para averiguar a estrutura física das Bases Descentralizadas e inspecionar as ambulâncias. Segundo a coordenadora da Base Descentralizada de Viçosa, Nívia Vilela, as capacitações permanentes são imprescindíveis para que a Base Descentralizada mantenha o nível de excelência no atendimento.

“Com essa dinâmica conseguimos juntar os condutores socorristas e os técnicos de enfermagem na capacitação, o que fica difícil quando temos que nos deslocar para receber os treinamentos em Maceió. Mas, com os instrutores vindo de Maceió até a Base Descentralizada, possibilita que 100% dos nossos profissionais participem, fazendo crescer cada vez mais a qualidade nos serviços ofertados pelo Samu no interior de Alagoas”, exaltou.

Em 2019 o NEP Itinerante passou pelos municípios de Marechal Deodoro, Barra de Santo Antônio, Rio Largo e São Luiz do Quitunde. As próximas visitas irão acontecer nas Bases Descentralizadas de União dos Palmares e Murici no dia 27 de janeiro.

relacionadas

CIB