SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

III etapa do Mutirão de Cirurgias começa nesta quinta, no Clima Bom

Imprimir esta Notícia

Repórter: Fabiano Di Pace

Repórter Fotográfico: Olival Santos

A próxima etapa do Mutirão de Cirurgias promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) será realizada nos dias 16, 17 e 18 deste mês, no bairro do Clima Bom em Maceió, ao lado do Terminal de Ônibus do Osman Loureiro. O evento acontecerá numa estrutura chamada “Cidade da Saúde”, com as mesmas atividades disponibilizadas nas primeiras etapas, que foram realizados no Benedito Bentes e Vergel do Lago.

Na triagem, os usuários terão consultas, exames pré-operatórios e agendamento de cirurgias de hérnias do tipo umbilical, inguinal e epigástrica, retirada de mioma e de pedra na vesícula.

“O programa tem como finalidade a redução de filas de espera por meio de cirurgias eletivas em Alagoas. A nossa meta é realizar cinco mil procedimentos cirúrgicos nessas especialidades”, enfatizou o titular da Saúde Alagoas, o secretário Alexandre Ayres.

O secretário Alexandre Ayres faz questão de destacar que após passar por todos os procedimentos na Cidade da Saúde, o paciente deixa o local com a cirurgia devidamente agendada em um dos hospitais contratualizados.

“Essa política de proximidade com a população tem trazido excelentes resultados. A primeira etapa do mutirão de cirurgias, realizado no bairro do Benedito Bentes, conseguiu um total de 1.285 atendimentos, agendando quase 800 procedimentos cirúrgicos. A segunda fase, que ocorrera no bairro do Vergel do Lago, contou com 930 pessoas atendidas, além de 406 cirurgias agendadas”, contextualiza o secretário Alexandre Ayres. 

Na expectativa de mais uma fase do Mutirão de Cirurgias, o secretário Alexandre Ayres comenta que 235 cirurgias já foram feitas desde a primeira etapa do programa que aconteceu em 5 de dezembro de 2019. O secretário faz questão de informar, também, que ainda em janeiro, o bairro do Jacintinho receberá a Cidade da Saúde.

“É muito importante dar respostas imediatas à população. Realizamos o Mutirão de Cirurgias, os pacientes passam pelo atendimento e saem com a cirurgia agendada. São 235 pacientes que já passaram pelo procedimento cirúrgico. E para elevar ainda mais os índices de aproximação com a sociedade, a Sesau promove nos dias 30 e 31 de janeiro e 1° de fevereiro, no bairro do Jacintinho, a quarta edição do Mutirão de Cirurgias”, finaliza o secretário.

Documentos Necessários – Para ter acesso aos serviços do Programa Mutirão de Cirurgias, a população deve comparecer à “Cidade da Saúde” portando o RG, CPF, comprovante de residência e Cartão SUS. É fundamental que o paciente chegue ao local em jejum para a realização dos exames pré-operatórios.

relacionadas

CIB