SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Alunos do CFAP doam sangue no Hemocentro de Alagoas

Imprimir esta Notícia

Ascons Hemoal e PM/AL

Com o objetivo de contribuir com o estoque de sangue do Hemocentro de Alagoas, principalmente nesse período de festas carnavalescas quando a necessidade de doações duplica, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) da Polícia Militar de Alagoas iniciou uma ação solidária na manhã desta sexta-feira (07).

A campanha “Aluno Sangue Bom” está levando cerca de 100 alunos do Curso de Formação de Praças (CFP), das duas turmas que iniciaram as instruções no mês passado, a doarem sangue no hemocentro que fica localizado no bairro do Trapiche da Barra, na parte baixa de Maceió. Com a ação, além de reforçar o estoque, os novos militares pretendem incentivar a sociedade em geral a também contribuir com esse gesto fraterno.

Durante a festa de Momo, mesmo com as campanhas educativas, a tendência é que o número de acidentes aumente e com isso a demanda transfusional nos hospitais cresça, principalmente no Hospital Geral do Estado (HGE), que geralmente consome mais de 65% do sangue coletado no Hemoal. Com isso, a ação da unidade de ensino da PM, que segue até a tarde dessa sexta, vai ajudar a equipe multidisciplinar do hemocentro a corresponder as necessidades.

Salienta-se que, de acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), em uma doação são coletados no máximo 450 ml de sangue, ou seja menos de 10% do que uma pessoa adulta possui. Ainda segundo o MS, cada doação pode beneficiar até quatro pessoas, ou seja, a ação social desenvolvida pelo CFAP poderá ajudar até 400 pessoas.

Pré-requisitos para doar

Para doar sangue é imprescindível que o voluntário tenha boa saúde, idade entre 16 e 69 anos e, no mínimo, 50 kg. No caso dos menores de 18 anos é imprescindível estar acompanhado dos pais e portando um documento de identificação oficial e original deles.

Além desses pré-requisitos, o voluntário não pode ter contraído doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite após os 11 anos. Para os doadores que vão repetir o procedimento, estipula-se um intervalo de dois meses para os homens e três para as mulheres. Quanto às gestantes e lactantes, não é permitida a doação.

Onde doar

As doações de sangue podem ser realizadas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 17h, durante os sábados.

Também é possível doar sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ser feitas no Hemoar, localizado na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no Centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

relacionadas

CIB