SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Ambulatório Denilma Bulhões faz ação preventiva contra as IST

Imprimir esta Notícia

Repórter: Josenildo Törres

Fotos: Divulgação

Técnicos do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, localizado no bairro Benedito Bentes, em Maceió, realizaram uma campanha educativa contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Durante a ação, os usuários da unidade receberam camisinhas e folders com orientações de prevenção, além de assistirem uma palestra que ressaltou, didaticamente, como evitar a sífilis, hepatite e HIV.

A iniciativa faz parte da Campanha de Prevenção às IST, lançada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) na última segunda-feira (10). Isso porque, historicamente após o Carnaval, o número de notificações de casos de HIV e sífilis aumenta consideravelmente, segundo registram os Centros de Testagem Rápida espalhados por todo o Brasil.

“É preciso estimular o uso do preservativo, especialmente durante o Carnaval, uma vez que ele representa a forma mais eficaz de prevenir as IST, principalmente entre os mais jovens. Com isso, mostramos que a relação sexual deve ocorrer, mas, de forma segura”, salientou a supervisora do Ambulatório 24 Horas Denilma Bulhões, Josete Gomes.

A gestora ressaltou, ainda, que não há motivos para que as pessoas deixem de se previr contra a sífilis, hepatite e o HIV. Isso porque, diariamente os preservativos estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Maceió e dos 101 municípios do interior alagoano.

Além da cota que os 102 municípios recebem normalmente, a Sesau disponibilizou este mês, devido à folia de Momo, dois milhões de preservativos, entre femininos e masculinos, além de 150 mil unidades de gel lubrificante. O montante faz parte da campanha deste ano, cujo tema é “A prevenção ainda é o melhor remédio contra o HIV”.

relacionadas

CIB