SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Se hidratar no Carnaval é essencial, diz nutricionista do HGE

Imprimir esta Notícia

Repórter: Neide Brandão

Repórteres Fotográficos: Carla Cleto e Olival Santos

Fevereiro, verão, Carnaval. Uma mistura que, em geral, agrada demais os brasileiros. Mas, além das fantasias e adereços, é importante não descuidar da hidratação. A nutricionista do Hospital Geral do Estado (HGE), Graça Cavalcante, alerta que o desgaste físico, aliado a transpiração intensa dos foliões, pode desencadear dores de cabeça, fraquezas, tonteiras, fadigas e sonolência ocorridas devido à desidratação.

“Estamos tendo um dos verões mais quentes já registrados, com temperaturas altas e muito calor. Cuidar do corpo de maneira saudável nesta época de folia é fundamental, o que significa também ficar de olho na hidratação. E podemos fazer isso com alguns cuidados simples, mas, muito eficazes”, sugeriu a nutricionista do HGE.

Segundo Graça Cavalcante, algumas dicas podem ajudar durante a folia, como andar com uma garrafinha de água e, se consumir bebidas alcoólicas, intercalar com o consumo de líquidos como, água de coco, sucos, refrescos e, até mesmo, flaus.

“Apostar na água de coco para manter a hidratação no Carnaval é maravilhoso. Ela é uma bebida rica em potássio e em carboidratos, muito saudável, pouco calórica, ajuda a repor os nutrientes perdidos e diminui os sintomas do estresse e do cansaço”, lembrou a nutricionista do HGE.

Algumas frutas em específico, quando combinadas, podem ajudar na reposição dos eletrólitos perdidos com a transpiração, de acordo com Graça Cavalcante. “As frutas que são ricas em água, como a melancia, abacaxi, melão, laranja, por exemplo, além de hidratar, proporcionam uma sensação de refrescância, diminuindo a temperatura do corpo, amenizando o calor e ajudando ainda a repor os nutrientes que são perdidos durante a transpiração”, salientou.

A nutricionista do HGE sugeriu, ainda, que o folião deve comer a fruta in natura, preparar sucos ou, ainda, congelar, tipo flaus, levando-os para os blocos de rua. “São nutritivos, ajudam a hidratar o corpo e acrescentam nutrientes necessários para o nosso bem-estar e para fornecer energia. Só não pode esquecer de consumi-los o mais breve possível, para que não fiquem menos nutritivos e percam o sabor natural. Outra ideia é usar chá gelado que, além de ajudar a manter o organismo saudável, também é refrescante”, recomendou Graça Cavalcante.

Ingestão de água – Cerca de 70% do corpo humano é composto por água e, por isso, a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que um adulto saudável faça a ingestão de, no mínimo, dois litros de água por dia. a nutricionista do HGE ressalta, ainda, que manter o corpo hidratado é importante para lubrificar as articulações, compor as células do organismo, além de ajudar no transporte de nutrientes e a regular a temperatura do organismo, que deve ser de aproximadamente 36,5°.

Graça Cavalcante indicou que os foliões devem priorizar dois sucos que são considerados muito saudáveis. O primeiro é de melancia e hortelã, que pode ser feito misturando duas fatias de melancia, meia manga, açúcar ou adoçante. Já o segundo, é feito com um limão picado com casca, quatro folhas de hortelã fresca, ¼ de folha de couve e um copo de água gelada. Em ambos os casos, basta bater os ingredientes no liquidificador e ingerir.

relacionadas

CIB