Saúde Ocupacional no caminho da prevenção da saúde e segurança no trabalho

As principais causas das licenças são doenças infecciosas, do sistema osteomuscular, do tecido e dos aparelhos respiratório e circulatório
Foto: Ascom / HGE
Saúde Ocupacional no caminho da prevenção da saúde e segurança no trabalho
Os profissionais da Saúde Ocupacional realizam visitas periódicas aos setores da unidade com o objetivo de identificar problemas sociais e relativos à saúde ocupacional dos servidores
Repórter:
ednar_costa

A Seção de Saúde Ocupacional do Hospital Geral do Estado (HGE) contabilizou, em 2010, 1.166 licenças médicas para tratamento de doenças de servidores, estudantes e prestadores de serviços da unidade hospitalar. As principais causas das licenças são doenças infecciosas, do sistema osteomuscular, do tecido e dos aparelhos respiratório e circulatório. No mesmo período, também foram notificados pelo setor 124 acidentes de trabalho durante a jornada de trabalho.

Para viabilizar a proteção dos trabalhadores durante a jornada diária, 1.262 Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) foram entregues no ano passado. A concessão de licença médica, notificação de acidentes de trabalho e distribuição de EPI’s são apenas algumas das atribuições da Seção de Saúde Ocupacional do HGE, setor ligado ao Serviço de Gestão de Pessoas e coordenado pela médica do trabalho, Francine Loureiro. 

De acordo com a coordenadora, compete a Seção de Saúde Ocupacional planejar, normatizar, executar e avaliar as ações de promoção e prevenção da saúde e segurança no trabalho do servidor, além de atualizar anualmente os programas de prevenção de riscos ambientais e de controle médico em saúde ocupacional visando identificar alterações e eliminar os riscos à saúde do trabalhador.

“Os profissionais da Saúde Ocupacional realizam visitas periódicas aos setores da unidade com o objetivo de identificar problemas sociais e relativos à saúde ocupacional dos servidores. A partir desse diagnóstico, são propostas medidas individuais, coletivas e de segurança que visam contribuir para eliminação de acidentes de trabalho”, informou.

Já a implementação de ações educativas voltadas para a prevenção da saúde dos servidores são desenvolvidas em parceria com a Seção de Desenvolvimento de Pessoas. “Podemos elencar como nossas principais atividades o atendimento aos servidores com problemas de saúde, licenças médicas e acidentes de trabalho; readaptação; vacinação; palestras setoriais sobre biossegurança; ginástica laboral”, citou Francine Loureiro.



Fonte: Ascom / HGE


Outras Imagens

Saúde Ocupacional no caminho da prevenção da saúde e segurança no trabalho