A ação Escolas Promotoras da Saúde está presente em 17 municípios alagoanos
Foto: Ascom / Saúde
Profissionais municipais discutem estratégias para Escolas Promotoras da Saúde
O evento foi destinado a profissionais da Saúde e Educação.
Repórter:
Danielle Cândido

Para esclarecer a importância dos hábitos salutares e ambientes seguros para a comunidade, a Promoção da Saúde Estadual realizou, nesta quinta-feira (2), o encontro Escolas Promotoras da Saúde: tecendo redes para Promoção da Saúde e Educação. O evento, que aconteceu no auditório do Maceió Mar Hotel, foi destinado a profissionais da Saúde e Educação.

A capacitação tem o objetivo de habilitar profissionais e torná-los multiplicadores na proposta de Escolas Promotoras de Saúde, baseada nos sete princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), que envolve a Alimentação Saudável, Práticas Corporais / Atividade Física, Tabagismo, Álcool e Outras Drogas, Acidentes de Trânsito, Cultura de Paz e Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a assistente social Michele Gama, da Promoção da Saúde Estadual, a ação Escolas Promotoras da Saúde está presente em 17 municípios alagoanos, os quais possuem mais de 40 mil habitantes. Há dois anos é realizado o encontro de formação, como também fóruns, congressos e demais atividades destinada aos 102 municípios alagoanos.

“A Promoção da Saúde é uma das estratégias para buscar a melhoria da qualidade de vida da população, com o objetivo de produzir a gestão compartilhada, produzindo autonomia e co-responsabilidade. A Política Nacional de Promoção da Saúde dá diretrizes e aponta estratégias de organização das ações de promoção da saúde em relação à gestão do Sistema Único de Saúde para garantir a integralidade do cuidado”, explicou a assistente social.

Durante a abertura do encontro, a diretora da Promoção da Saúde Estadual, Eliana Padilha, esclareceu que as ações das Escolas Promotoras da Saúde estão relacionadas a uma atuação integrada e intersetorial. “A escola tem o poder, e não só o trabalho, de fazer diferente com os alunos. Por isso, pais, profissionais da Saúde e Educação e sociedade civil precisam se mobilizar para garantir uma saúde além da assistência médica”, proferiu.

A psicóloga Maria José Castro, mestre em Saúde Pública, proferiu a palestra de abertura sobre a inclusão da Política Nacional de Promoção da Saúde no planejamento escolar. Segundo ela, Saúde não é apenas direito à assistência médica, e sim, uma ação integral.

“O direito à Saúde abrange ainda um ambiente saudável, por mais que o conceito hegemônico relacione saúde à doença. Por essa razão, ao pensar ações conjuntas, é preciso que pais, profissionais da saúde, professores e estudantes acreditem num mundo melhor”, disse.

Durante a capacitação, foram abordados ainda temas como bullying e comportamento emocional e cultura da paz, além da oficina sobre abordagem prática para o combate as drogas e violência na escola.

Fonte: Ascom / Saúde

Outras Imagens

Profissionais municipais discutem estratégias para Escolas Promotoras da Saúde

O desafio de fazer saúde