Foto: Olival Santos
A ação ocorreu nesta quarta-feira (26), no Estacionamento do Jaraguá
Repórter:
Arnaldo Santtos

A simulação de um acidente de grandes proporções fez parte de um dos módulos do IX Seminário de Alerta e Preparação Para Emergências e Desastres, do qual participaram 152 profissionais.

A ação ocorreu nesta quarta-feira (26), no Estacionamento do Jaraguá, e  teve a participação de cerca de duzentas pessoas, entre profissionais do Corpo de Bombeiros, do Samu e de várias entidades.

O simulado contou com duas ambulâncias: uma do tipo Unidade de Suporte Avançado (USA – UTI móvel) e uma Unidade de Suporte Básico (USB) e o Samu Aeromédico. O evento é promovido pelo governo do Estado, através do Corpo de Bombeiros.

Para o comandante do Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Metropolitano, (COB), coronel Josivaldo, o simulado é fundamental para integrar, ainda mais, as entidades envolvidas numa operação de emergência e desastre real. “Temos que integrar todas as entidades para que a vítima possa ser salva e sem seqüelas”, comentou.

“O simulado foi fundamental para que os profissionais pudessem aperfeiçoar e avaliar o atendimento de um possível caso real, ou seja, um acidente que envolveu dois carros  e uma moto, com múltiplas vítimas, inclusive uma criança”, explicou o coordenador médico do Samu, Maxwell Vilaça, que participou do suposto atendimento fazendo a triagem das vítimas.

O comandante do Grupamento Socorro de Emergência (GSE), coronel Alberto disse que o objetivo principal do simulado foi colocar em prática todo o conhecimento que foi passado na sala de aula, além de integrar todas as equipes que participaram diretamente do seminário, como o Samu e a Defesa Civil.

“Estamos satisfeitos com todos os procedimentos realizados. Esperamos que cada vez mais o Samu e o Corpo de Bombeiros trabalhem em parceria, porque o nosso objetivo principal é o de salvar vidas”, ressaltou, destacando a importância do seminário para a capacitação dos profissionais.

Participaram do simulado diversas entidades, dentre elas: Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Social, Defesa Civil, BPTran, Exército e representantes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

Fonte: Ascom / SAMU

Outras Imagens