SAMU realiza curso de higienização e desinfecção de ambulâncias

O objetivo do curso é garantir a higienização correta das viaturas
Foto: Fabiano di Pace
SAMU realiza curso de higienização e desinfecção de ambulâncias
Participaram do curso 18 servidores que serão multiplicadores dos conhecimentos aprendidos.
Repórter:
Ascom / SAMU
Arnaldo Santtos

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Maceió, realizou nos dias 12 e 13 de julho o curso de limpeza e desinfecção de ambulâncias. O objetivo do curso é garantir a higienização correta das viaturas seguindo os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde e com isso preservar, também, a saúde dos servidores. Participaram do curso 18 servidores.
 
O treinamento com as equipes foi dividido em três aulas que abordaram temas sobre  biossegurança, microbiologia e técnicas de limpeza e desinfecção. “É importante ressaltar que pessoas e ambientes não existem isoladamente”, destacou a enfermeira do SAMU Angela Goretti Santo, uma das instrutoras do curso, ressaltando ainda que, todos os profissionais da higienização devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), uma vez que são de uso obrigatório e garantem não somente a integridade física do trabalhador como diminuem as chances de contaminação em outros ambientes. Os EPIs disponíveis no SAMU incluem luvas, óculos de proteção, botas, aventais, máscaras e protetores auriculares.
 
A limpeza e desinfecção das viaturas ocorrem em três etapas distintas, a limpeza concorrente, a limpeza de superfície na presença de material biológico e a limpeza terminal.  A primeira refere-se à higienização feita após qualquer ocorrências em que não haja contato com material biológico.
 
A higienização de material biológico deve ser feita sempre que houver contaminação por elementos como sangue, vômito e urina, por exemplo. “A higienização é feita com uso de hipoclorito de sódio a 1%, que é colocado no local por pelo menos 15 minutos” explica Karla Vanessa de Omena Gonzaga, enfermeira do SAMU e instrutora do NEP.
 
A limpeza terminal acontece em períodos de tempo pré-determinados, ou seja, trata-se de uma limpeza em que todos os equipamentos da viatura são retirados e higienizados. A limpeza terminal acontece uma vez por semana.
               
“Este curso é importante, pois garante a padronização de técnicas de higienização conforme estabelecido pelo Ministério da saúde” ressalta o coordenador médico do SAMU Maceió, Carlos Adriano dos Santos Silva, destacando ainda que manter um ambiente seguro para o funcionários é a principal missão da instituição. “Não existe nada mais importante na vida do que a saúde, sem ela é impossível para o ser humano se realizar profissionalmente e pessoalmente” comentou.



Fonte: Ascom / SAMU


Outras Imagens

SAMU realiza curso de higienização e desinfecção de ambulâncias
SAMU realiza curso de higienização e desinfecção de ambulâncias