Sesau realiza oficina sobre tabagismo para alunos de ensino fundamental

A atividade tem o objetivo de esclarecer e ampliar conhecimento dos alunos a respeitos das conseqüências do ato de fumar.
Foto: Olival Santos
Sesau realiza oficina sobre tabagismo para alunos de ensino fundamental
Durante a oficina serão apresentados vídeos sobre o tabagismo
Repórter:

A ameaça do tabagismo para evolução social das gerações futuras será o tema a ser abordado pela coordenadora do Programa de Controle do Tabagismo, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Vetrúcia Teixeira Costa, em oficina que será realizada, neste sábado (04), a partir das 8h, na Escola Monteiro Lobato, na Gruta.
Destinada a alunos do ensino fundamental, a oficina foi solicitada pela Escola e faz parte das atividades que vêm sendo desenvolvidas sobre o tabagismo, nas salas de aula. Durante a oficina serão apresentados vídeos e distribuídos fôlderes sobre o assunto.

Segundo Vetrúcia Teixeira, a atividade tem o objetivo de esclarecer e ampliar o conhecimento dos alunos a respeito das conseqüências do ato de fumar ativa e passivamente. “Espera-se que desta forma as crianças como formadores de opinião possam participar do controle do tabagismo junto a familiares fumantes que ainda não compreenderam os danos que são causados à saúde de todos, principalmente, quando a fumaça é expelida em ambientes fechados”, expôs a técnica da Sesau.

Ela conta que a abordagem do tema tem chamado a atenção da sociedade que vem demonstrando querer aprofundar o conhecimento a respeito e, nesse sentido, as ações desenvolvidas pelo Programa de Controle do Tabagismo vão desde a prevenção, à iniciação e cessação do uso até o incentivo à implantação de ambiente livre da poluição tabagística ambiental.

“O desenvolvimento dessa política tem suscitado aumento da demanda, inclusive, na rede de ensino. “Tanto as escolas da rede pública como as escolas particulares dos níveis fundamental, médio e até universitário têm solicitado a intervenção da Secretaria”, diz Vetrúcia, ressaltando que os técnicos do Programa têm proferido palestras, realizado oficinas e até mesmo prestado apoio na elaboração de trabalhos de conclusão de cursos superiores.

Tabagismo -O tabagismo é uma epidemia mundial e, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a 2ª maior causa de mortes evitáveis para o fumante ativo e a 3ª para o fumante passivo. A OMS, também prevê que se até o ano de 2020 nada for feito para controlar a expansão do tabagismo,o número de mortes anual no mundo passará de 5 milhões para 10 milhões. Atualmente 100 mil jovens diariamente começam a fumar, e 80% deles vivem em países em desenvolvimento.



Fonte: Ascom/Sesau-AL