SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE

Governo do Estado de Alagoas

Tratamento Fora de Domicílio

TRATAMENTO FORA DE DOMICÍLIO

Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Este é o serviço que possibilita o deslocamento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para outro estado, a fim de buscar a cura de uma doença que não dispõe de atendimento terapêutico em Alagoas. Ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), seu objetivo é assegurar a assistência integral no âmbito da saúde aos alagoanos.

O serviço foi instituído em 1999 e disponibiliza passagens terrestres e aéreas aos pacientes e acompanhantes, além de uma ajuda de custo para garantir a hospedagem àqueles que não necessitam de internação e aos acompanhantes. Criado pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Portaria 55, o TFD é autorizado somente quando o paciente necessita se deslocar para outros estados, por não encontrar no estado de origem o serviço de saúde necessário para obter o tratamento.

Para ter acesso ao tratamento, os usuários do SUS devem se dirigir até a sede do serviço, localizada em prédio anexo à Sesau, situada no bairro Jaraguá, em Maceió. É necessário portar os exames que atestam a patologia a ser tratada e um laudo médico, além da Carteira de Identidade, Cartão SUS e comprovante de residência, que serão entregues na Junta Médica, responsável pela autorização do benefício e agendamento da viagem e do tratamento fora de Alagoas.

Para receber a ajuda de custo, o paciente e o acompanhante devem comprovar o tempo de estadia na cidade onde o tratamento foi realizado. Para isso, devem ser entregues guias carimbadas pela direção da unidade hospitalar responsável pelo serviço prestado. Esse processo acontece porque os recursos são públicos e a Sesau necessita prestar contas ao Ministério da Saúde.

Horário de Atendimento: De segunda a sexta-feira – das 8h às 12h e das 14h às 16h

Contato

Gestão: Flávia Lima

Endereço Postal: Avenida da Paz – Jaraguá – Maceió /AL

Telefones: (82) 3315-6550