Secretaria de Estado
da Saúde

Secretaria de Estado da Saúde
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

Hospital da Mulher realiza mais de 600 atendimentos oncológicos por meio do Plano Emergencial de Oncologia

[print-me target=”#titulo_post, #metadados_post, #texto_post, #rodape_site” /]

Repórter: Joyce Marina Marques
Repórter Fotográficas: Carla Cleto e Joyce Marques 

Entre setembro do ano passado e agosto deste ano, o Hospital da Mulher realizou 115 cirurgias oncológicas

Em nove meses, o Hospital da Mulher (HM), situado em Maceió e vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), atendeu 619 mulheres através do Plano Emergencial de Oncologia. As pacientes recebem toda assistência, através do Sistema Único de Saúde (SUS), com consultas, exames laboratoriais, tomografia, mamografia, ultrassonografia, ecocardiograma, eletrocardiograma e acompanhamento psicológico.

A prioridade do Plano Emergencial de Oncologia é agilizar a assistência das pessoas acometidas por câncer, reduzindo o tempo entre o atendimento inicial e a cirurgia, respeitando o que preconiza o Ministério da Saúde (MS). De novembro do ano passado a agosto deste ano, o HM realizou 115 cirurgias oncológicas, sendo 24,15% para a retirada de tumores de mama, 15,22% de colo de útero, 14,44% de ovário e 12,07% de endométrio.

O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salienta que o Plano Emergencial de Oncologia inclui a triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado

Segundo o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, o Plano Emergencial de Oncologia inclui a triagem, consultas e exames de imagens nas unidades hospitalares pertencentes ao Estado. “São números que reforçam o comprometimento da gestão estadual em assegurar que os alagoanos tenham acesso a tratamentos de Alta Complexidade de forma célere e tecnicamente correta”, enfatiza o gestor estadual da saúde.

A médica oncologia Rafaella Toledo salienta que o grande foco do Hospital da Mulher é atender mulheres diagnosticadas com câncer de mama ou tumores ginecológicos que afetam o ovário, endométrio e o colo do útero. “Um ótimo exemplo é a nossa paciente Wilma Rejane, que entre o primeiro atendimento e a cirurgia de remoção de tumor no endométrio, durou em torno de 20 dias. Hoje ela está se recuperando bem e continua recebendo o acompanhamento necessário para finalizar o tratamento”, frisa.

A médica oncologia Rafaella Toledo, diz que o grande foco do Hospital da Mulher é atender mulheres diagnosticadas com câncer

Agilidade

Wilma Rejane, de 56 anos, relata que descobriu o câncer de endométrio após exames realizados no Hospital Metropolitano de Alagoas (HMA), também vinculado à Sesau. A dona de casa foi encaminhada ao HM para receber atendimento oncológico, onde passou por consulta e exames complementares, realizando a cirurgia em seguida.

Acometida por câncer de endométrio, a paciente Wilma Rejane, de 56 anos, diz ser grata ao Hospital da Mulher pela assistência oncológica recebida

“Ao chegar no HM, fui atendida pelo doutor Igor, que solicitou exames e, logo depois, marcou o procedimento cirúrgico. Estou me recuperando bem e sou grata a cada profissional do Hospital da Mulher que me tratou com cuidado e acolhimento”, agradece Wilma Rejane.

Atualizada em:

Leia também

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2020-2022

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Menu

Mídias Sociais