Secretaria de Estado
da Saúde

Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAU) por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) apresenta o Plano Estadual de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, como medida de enfrentamento à Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), mediante ações de vacinação nos 102 municípios alagoanos.

É importante destacar que as ações de vacinação constituem-se em exemplo de sucesso do Sistema Único de Saúde (SUS), tornando o Brasil uma referência mundial. Os avanços alcançados nos últimos 47 anos, pelos Programas de Imunizações nas três esferas de gestão, aliado à adoção, pelo Brasil, do modelo de atenção focado nos cuidados primários de saúde (Atenção Primária à Saúde), têm permitido grandes impactos na redução da transmissão de várias doenças, bem como de complicações e óbitos para outras.

Por ocasião da ampliação da oferta de imunobiológicos ao longo do tempo, a vacinação em massa, tanto na rotina quanto nas grandes campanhas, tem se constituído em valioso mecanismo de ação para o controle, eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis, podendo ser citadas a erradicação mundial da varíola na década de 1970, a eliminação da circulação do vírus selvagem da poliomielite nas Américas, em 1994, e a eliminação da rubéola e da síndrome da rubéola congênita no Brasil, em 2015.

Para a elaboração deste Plano, a SESAU baseou-se no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19, publicado em 16/12/2020 pelo Ministério da Saúde, aliado às discussões e orientações técnicas emanadas principalmente da equipe da Assessoria Técnica de Doenças Imunopreveníveis e Vacinação.

Ressalte-se que as informações contidas neste Plano serão atualizadas conforme o surgimento de novas evidências científicas, novos conhecimentos acerca das vacinas, além do recebimento de maiores informações oriundas do Ministério da Saúde quanto à dinâmica relativa à aquisição dos imunizantes após aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e à logística de distribuição dos imunobiológicos, principalmente no que se refere à quantidade e periodicidade.

  • Para acessar o plano completo (08/02/2021), clique aqui.
  • Para acessar o plano completo, clique aqui.
  • Nota com informações sobre aspectos técnicos e operacionais relativos à primeira fase da Campanha de Vacinação contra a COVID-19, clique aqui.
  • Nota sobre os subsídios à operacionalização da Campanha Nacional de Vacinação contra a COVID-19, clique aqui.
  • Nota sobre a distribuição da 3ª remessa de vacinas contra COVID-19, clique aqui.

Notícias sobre a Covid-19

Saúde

Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas

Av. da Paz, 978 – Jaraguá, Maceió – AL, 57022-050.
+55 82 3315-1102
Desenvolvido pela Gerência Executiva de Tecnologia da Informação
Governo do Estado de Alagoas ©2021