Secretaria de Estado
da Saúde

Sistema Eletrônico de Informação - Sei!

1. O que é?

Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que aumentam a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite que a gestão de documentos e de processos administrativos digitais seja transferida para um mesmo ambiente virtual.

Com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, o SEI supera o paradigma do papel como suporte da informação e permite o compartilhamento do conhecimento em tempo real.

SEI foi escolhido no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN). O projeto é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos administrativos eletrônicos.

Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o PEN é resultado da integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

Devido às características inovadoras do SEI e ao sucesso da prática de cessão dessa ferramenta sem ônus para outras instituições públicas, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região, para galgar a posição de projeto estratégico para toda a administração pública.

2. Quem administra o Sei?

Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em Alagoas, é administrado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), por meio de Superintendência de Modernização e Gestão de Qualidade (SUMOGE).

3. Quem é o SESAU NTS e o que faz?

A área que gerencia o Sei no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde é o SESAU NTS, Núcleo Técnico do SEI. Sua função principal é direcionar as demandas referentes ao Sei para a SEPLAG SUMOGE. Suas atribuições principais estão:

  1. Solicitação de cadastro de novos usuários;
  2. Solicitação de atualização de lotação de usuários;
  3. Cadastro de novas Unidades (setores) no Sei; e
  4. Reportar erros ocorridos no Sei.

4. Como solicitar o cadastro de novos usuários?

A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, preenchendo a planilha de Cadastro de Usuários. Vale ressaltar que é absolutamente necessário o preenchimento completo da planilha.

Para maior agilidade do processo de cadastro é necessária atenção especial em relação ao endereço de e-mail do usuário (evitar a utilização do Hotmail e Outlook) e o CPF (há sites que podem ser utilizados para a validação desse número, a exemplo do Clevert). Também deve ser dada atenção especial à sigla informadas, que deve ser a mesma utilizada no Sei.

Para acessar a planilha, clique aqui.

OBSERVAÇÃO: o e-mail informado deve ser de uso pessoal do usuário, não sendo permito o cadastro de e-mail de uso coletivo. Evitar também o fornecimento de e-mails Hotmail e Outlook, porque estes tem apresentado problemas de envio (sobre as credenciais de acesso e mudança de senha).

5. Como solicitar a adição de lotação de usuários?

A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, preenchendo a planilha de Mudança ou Adição de lotação. Vale ressaltar que é absolutamente necessário o preenchimento completo da planilha.

Para maior agilidade do processo de cadastro é necessária atenção especial em relação ao endereço de e-mail do usuário (evitar a utilização do Hotmail e Outlook) e o CPF (há sites que podem ser utilizados para a validação desse número, a exemplo do Clevert).

Além disso, é necessário o correto preenchimento da sigla do setor (a ser removido e/ou adicionado), a mesma deve ser a utilizada no Sei.

Para acessar a planilha, clique aqui.

OBSERVAÇÃO: o e-mail informado deve ser de uso pessoal do usuário, não sendo permito o cadastro de e-mail de uso coletivo. Evitar também o fornecimento de e-mails Hotmail e Outlook, porque estes tem apresentado problemas de envio (sobre as credenciais de acesso e mudança de senha).

6. Como solicitar a remoção de usuários?

O procedimento de remoção de usuários de uma unidade (setor) é absolutamente recomendado para evitar acessos indevidos.  A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, preenchendo a planilha de Mudança ou Adição de lotação. Vale ressaltar que é necessário o preenchimento completo da planilha.

Além disso, é necessário o correto preenchimento da sigla do setor (a ser removido e/ou adicionado), a mesma deve ser a utilizada no Sei.

Para acessar a planilha, clique aqui.

7. Como solicitar a criação de unidade (setor) no Sei?

A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, preenchendo a planilha de Cadastro de setores. Vale ressaltar que é absolutamente necessário o preenchimento completo da planilha.

Para acessar a planilha, clique aqui.

8. Como relatar um erro no Sei?

A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, com imagem da tela e descrição do problema.

9. Em quanto tempo uma demanda é atendida?

Geralmente são até 48 horas para a resolução, após o retorno do processo ao setor solicitante, com despacho do SESAU NTS.

10. O que fazer quando esquecer a senha de acesso?

O Sei possui o recurso de recuperação de senha, clique aqui para acessar.

Caso o e-mail não esteja cadastro, deve ser enviado processo ao SESAU NTS para solicitação de cadastro. Na solicitação informar: nome completo, CPF, e-mail e unidade de lotação atual.

11. Como será o primeiro acesso ao Sei?

Quando o usuário é cadastro pela SEPLAG SUMOGE, receberá um primeiro e-mail, com um link. Ao clicar no mesmo o usuário receberá um segundo e-mail com as credenciais de acesso.

12. Como fazer para mudar de senha?

Para mudança de senha, clique aqui.

Informe o CPF e senha (a recebida por e-mail). A tela de alteração de senha será exibida, informar a senha atual e a nova senha (duas vezes), conforme solicitado.

13. Como retirar um usuário de um setor?

É recomendado que a área (setor) encaminhe ao SESAU NTS o(s) usuário(s) desligado(s).

A solicitação deve ser por processo, no mesmo devem constar: nome completo, CPF, e-mail e unidade(s) que o usuário deve ser desligado.

14. Como receber treinamento no Sei?

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), disponibiliza um curso on-line para o Sei, para acessá-lo, clique aqui.

A SEPLAG também disponibiliza um ambiente de treinamento, que pode ser acessado clicando aqui.

15. Como entrar em contato com o SESAU NTS?

O SESAU NTS funciona na Gerência Executiva de Tecnologia da Informação, através dos telefones 3315-1101 e 3315-1128.

Ou utilizar o Helpdesk da GETIN, clicando aqui. Para facilitar o atendimento, informe em detalhes a necessidade de suporte.

16. Como funciona a assinatura digtal?

Para assinar um documento no Sei, o usuário deve informar a mesma senha utilizada para acessar o sistema

17. Como proceder quando o cargo estiver errado?

O usuário deve encaminhar processo para o SESAU NTS informando: o nome completo, CPF e nome do cargo.

Ressaltando que o Sei já dispõe de todos os cargos regulamentados pela Lei Delegada vigente. Não sendo possível a inserção de novos cargos, exceto quando houver lei específica para esse fim.

18. É possível obter suporte ao Sei nas Unidades de Saúde?

Em unidades com Equipes de TI, também é possível obter suporte sobre o Sei.

Em caso de dúvida, a equipe local entrará em contato com o SESAU NTS.

19. Como consultar a tramitação de um processo?

Os processos podem ser consultados do módulo de consulta, para acessá-lo, clique aqui

OBSERVAÇÃO: Processo com nível de acesso restrito, só poderão ser consultados pela busca pública.

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