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Sistema Eletrônico de Informação - Sei!

1. O que é?

Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), é uma plataforma que engloba um conjunto de módulos e funcionalidades que aumentam a eficiência administrativa. A solução é cedida gratuitamente para instituições públicas e permite que a gestão de documentos e de processos administrativos digitais seja transferida para um mesmo ambiente virtual.

Com interface amigável e práticas inovadoras de trabalho, o SEI supera o paradigma do papel como suporte da informação e permite o compartilhamento do conhecimento em tempo real.

SEI foi escolhido no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN). O projeto é uma iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da Administração Pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos administrativos eletrônicos.

Coordenado pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o PEN é resultado da integração de diferentes esforços que já estavam em curso no âmbito do governo federal e objetiva a melhoria no desempenho dos processos da administração pública, com ganhos em agilidade, produtividade, transparência, satisfação do público usuário e redução de custos.

Devido às características inovadoras do SEI e ao sucesso da prática de cessão dessa ferramenta sem ônus para outras instituições públicas, o SEI transcendeu a classificação de sistema eletrônico da Justiça Federal da 4ª Região, para galgar a posição de projeto estratégico para toda a administração pública.

1.1. Documentação

2. Quem administra o Sei?

Sistema Eletrônico de Informações (SEI), em Alagoas, é administrado pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (SEPLAG), por meio de Superintendência de Modernização e Gestão de Qualidade (SUMOGE).

3. Quem é o SESAU NTS e o que faz?

A área que gerencia o Sei no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde é o SESAU NTS, Núcleo Técnico do SEI. Sua função principal é direcionar as demandas referentes ao Sei para a SEPLAG SUMOGE. Suas atribuições principais estão:

  1. Solicitação de cadastro de novos usuários;
  2. Solicitação de atualização de lotação de usuários;
  3. Cadastro de novas Unidades (setores) no Sei; e
  4. Reportar erros ocorridos no Sei.

4. Como solicitar o cadastro de novos usuários?

A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, preenchendo a planilha de Cadastro de Usuários. Vale ressaltar que é absolutamente necessário o preenchimento completo da planilha.

Para maior agilidade do processo de cadastro é necessária atenção especial em relação ao endereço de e-mail do usuário (evitar a utilização do Hotmail e Outlook) e o CPF (há sites que podem ser utilizados para a validação desse número, a exemplo do Clevert). Também deve ser dada atenção especial à sigla informadas, que deve ser a mesma utilizada no Sei.

Para acessar a planilha, clique aqui.

OBSERVAÇÃO: o e-mail informado deve ser de uso pessoal do usuário, não sendo permito o cadastro de e-mail de uso coletivo. Evitar também o fornecimento de e-mails Hotmail e Outlook, porque estes tem apresentado problemas de envio (sobre as credenciais de acesso e mudança de senha).

5. Como solicitar a adição de lotação de usuários?

A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, preenchendo a planilha de Mudança ou Adição de lotação. Vale ressaltar que é absolutamente necessário o preenchimento completo da planilha.

Para maior agilidade do processo de cadastro é necessária atenção especial em relação ao endereço de e-mail do usuário (evitar a utilização do Hotmail e Outlook) e o CPF (há sites que podem ser utilizados para a validação desse número, a exemplo do Clevert).

Além disso, é necessário o correto preenchimento da sigla do setor (a ser removido e/ou adicionado), a mesma deve ser a utilizada no Sei.

Para acessar a planilha, clique aqui.

OBSERVAÇÃO: o e-mail informado deve ser de uso pessoal do usuário, não sendo permito o cadastro de e-mail de uso coletivo. Evitar também o fornecimento de e-mails Hotmail e Outlook, porque estes tem apresentado problemas de envio (sobre as credenciais de acesso e mudança de senha).

6. Como solicitar a remoção de usuários?

O procedimento de remoção de usuários de uma unidade (setor) é absolutamente recomendado para evitar acessos indevidos.  A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, preenchendo a planilha de Mudança ou Adição de lotação. Vale ressaltar que é necessário o preenchimento completo da planilha.

Além disso, é necessário o correto preenchimento da sigla do setor (a ser removido e/ou adicionado), a mesma deve ser a utilizada no Sei.

Para acessar a planilha, clique aqui.

7. Como solicitar a criação de unidade (setor) no Sei?

A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, preenchendo a planilha de Cadastro de setores. Vale ressaltar que é absolutamente necessário o preenchimento completo da planilha.

Para acessar a planilha, clique aqui.

8. Como relatar um erro no Sei?

A área interessada deve encaminhar processo para o SESAU NTS, com imagem da tela e descrição do problema.

9. Em quanto tempo uma demanda é atendida?

Geralmente são até 72 horas para a resolução, após o retorno do processo ao setor solicitante, com despacho do SESAU NTS.

10. O que fazer quando esquecer a senha de acesso?

O Sei possui o recurso de recuperação de senha, clique aqui para acessar.

Caso o e-mail não esteja cadastrado, deve ser enviado processo ao SESAU NTS para solicitação de cadastro. Na solicitação informar: nome completo, CPF, e-mail e unidade de lotação atual.

11. Como será o primeiro acesso ao Sei?

Quando o usuário é cadastro pela SEPLAG SUMOGE, receberá um primeiro e-mail, com um link. Ao clicar no mesmo o usuário receberá um segundo e-mail com as credenciais de acesso.

12. Como fazer para mudar de senha?

Para mudança de senha, clique aqui.

Informe o CPF e senha (a recebida por e-mail). A tela de alteração de senha será exibida, informar a senha atual e a nova senha (duas vezes), conforme solicitado.

13. Como retirar um usuário de um setor?

É recomendado que a área (setor) encaminhe ao SESAU NTS o(s) usuário(s) desligado(s).

A solicitação deve ser por processo, no mesmo devem constar: nome completo, CPF, e-mail e unidade(s) que o usuário deve ser desligado.

14. Como receber treinamento no Sei?

A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), disponibiliza dois cursos on-line sobre o Sei:

15. Como entrar em contato com o SESAU NTS?

O SESAU NTS funciona na Gerência Executiva de Tecnologia da Informação, através dos telefones 3315-1101 ou 3315-1128.

Ou utilizar o Helpdesk da GETIN, clicando aqui. Para facilitar o atendimento, informe em detalhes a necessidade de suporte.

16. Como funciona a assinatura digtal?

Para assinar um documento no Sei, o usuário deve informar a mesma senha utilizada para acessar o sistema

17. Como proceder quando o cargo estiver errado?

O usuário deve encaminhar processo para o SESAU NTS informando: o nome completo, CPF e nome do cargo.

Ressaltando que o Sei já dispõe de todos os cargos regulamentados pela Lei Delegada vigente. Não sendo possível a inserção de novos cargos, exceto quando houver lei específica para esse fim.

18. É possível obter suporte ao Sei nas Unidades de Saúde?

Em unidades com Equipes de TI, também é possível obter suporte sobre o Sei.

Em caso de dúvida, a equipe local entrará em contato com o SESAU NTS.

19. Como consultar a tramitação de um processo?

Os processos podem ser consultados do módulo de consulta, para acessá-lo, clique aqui

OBSERVAÇÃO: Processo com nível de acesso restrito, só poderão ser consultados pela busca pública.

20. Como fazer em caso de esquecimento de senha?

O Sei possui a funcionalidade de resgate de acesso em caso de esquecimento da senha, para acessá-la clique aqui.

OBSERVAÇÃO: O e-mail deve ser o mesmo informado no ato do cadastro. Caso o e-mail não esteja cadastrado, o usuário deve solicitar ao setor em que atua que encaminhe solicitação (por meio de processo) ao SESAU NTS, solicitando a atualização do e-mail e resete de senha.

21. Como desanexar processos no Sei?

Para que processos anexados sejam separados é necessário que: o processo principal esteja na unidade (no setor) que realizou a junção.

Para a separação a unidade deve entrar em contato com o SESAU NTS, através dos telefones 3315-1101 ou 3315-1128. Informar os números completos dos processos principal e o anexado; e o motivo da separação.

O prazo para atendimento da demando obedece ao prazo instituído pela SEPLAG, que é de até 48 horas, a contar a partir do recebimento da solicitação.

OBSERVAÇÃO: Durante a solicitação, o processo principal deve ficar na unidade que realizou a união.

22. Como solicitar cadastro de usuário externo?

O SEI disponibiliza cadastro para usuários externos, destinado a pessoas físicas que participem em processos administrativos junto ao Poder Executivo do Estado de Alagoas, que tenha ou não vinculação com determinada pessoa jurídica, para fins de peticionamento ou assinatura de contratos, convênios, termos, acordos e outros instrumentos congêneres celebrados com o órgão.

Caso tenha vínculo com uma pessoa jurídica, deve ser realizado o cadastro da Pessoa Física representante e da Pessoa Jurídica representada.

Para acesso às orientações de cadastro de usuários externos, clique aqui.

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